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dc.contributor.advisorSantos, Flávia Maria Teixeira dospt_BR
dc.contributor.authorPires, Maria de Lurdes Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2021-06-24T04:27:40Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222786pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou compreender o conceito da identidade docente no contexto brasileiro, suas possíveis crises e o contexto das escolas com a adoção do ensino remoto emergencial. A hipótese inicialmente levantada foi que o ensino remoto lançou inúmeros desafios para as escolas e que o processo de adaptação para os professores foi conflituoso. Conforme a literatura, a crise se origina em uma fase difícil vivenciada por um grupo ou indivíduo. No cenário da doença COVID-19 identificou-se a crise das relações sociais, econômica, política e educacionais. Logo, o professor de química foi desafiado adaptar os seus métodos de ensino, colocar seus materiais de trabalho em meio digital e refletir sobre a própria identidade. Para analisar esse período foi realizada uma revisão bibliográfica utilizando a metodologia sistemática para entender a identidade docente, caracterizar as possíveis causas de crise, assim como uma análise do ensino remoto administrado pelas escolas para constatar a existência dessa fase difícil para os docentes. Dessa forma, articularam-se os teóricos que conceituam a identidade e os que observaram as crises do trabalho docente comparando-os com a nova realidade das escolas. Os dados apontam que a identidade docente se constitui do indivíduo a partir de suas experiências profissionais e pessoais, não é fixa, se constrói e se transmite. Compreendemos que as crises oriundas de mudanças relacionadas aos instrumentos, às relações sociais e ao local de trabalho do professor, ocorreram concomitantes ao afastamento social e possivelmente abarcaram reflexões que provocaram a mudança na identidade docente, nesse processo.pt_BR
dc.description.abstractThis research has as an aim to understand the concept of teaching identity in the Brazilian context, its possible crises and the context of schools which have adopted emergency remote education. The hypothesis which has been raised firstly, was that remote education has brought countless challenges to schools, and for teachers, it was a confrontational process. According to the literature, crisis results in a difficult stage, experienced by a group or individual. In the context of COVID-19, it was identified that there is crisis in some relations: social, economic, political and educational. Therefore, the chemistry teacher was challenged to suit the method of teaching, to put work material on digital media and ponder on his own identity. To analyze this period, a bibliographic review was carried out using systematic methodology to understand the teaching identity, characterizing the possible causes of crisis, as well as an analysis of remote education, administered by schools to determine the existence of this difficult stage for teachers. That way, it was articulated theorists who conceptualize identity, and those who observed the crises of teaching work, comparing them to the new reality of schools. The data indicates that teaching identity is composed of an individual, based on professional and personal experiences, it is not permanent, it is built and transmitted. It is understood that changing arising crises related to instruments, social relations and teacher's workplace, occurred concurrently hence social withdrawal and possibly embraced reflections that caused change on teaching identity, in this process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching identityen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectIdentity crisisen
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectChemistry teacheren
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectPandemic situation in Educationen
dc.subjectPandemic situation in schoolsen
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.titleIdentidade docente em crise : uma revisão da literatura envolvendo o professor de química e a pandemia de covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFonseca, Carlos Venturapt_BR
dc.identifier.nrb001126772pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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