Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCoelho, Jessica Fernanda Schmitzpt_BR
dc.contributor.authorMartins, Priscila Renatapt_BR
dc.contributor.authorSilva, André Luiz dos Santospt_BR
dc.contributor.authorBerlese, Denise Bolzanpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-29T04:20:45Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2448-2455pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222970pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve por objetivo analisar os atravessamentos de gênero nas práticas pedagógicas e nas brincadeiras de uma turma de “Maternal 3”, evidenciando as expectativas acerca dos comportamentos de meninos e meninas. Como estratégia de coleta de dados, adotaram-se, privilegiadamente as observações com registro em diário de campo; processo que teve a duração de seis meses. Além disso, de forma complementar, foram feitas entrevistas semiestruturadas com a professora e auxiliar de ensino da turma, bem como com a diretora e coordenadora pedagógica da escola. A análise dos dados se deu por meio dos procedimentos da Análise de Conteúdo. Evidenciou-se que gênero produziu práticas pedagógicas normativas que tentaram invisibilizar os sujeitos que se desviavam do centro. Essa invisibilidade pareceu necessária para reforçar as relações de poder que estiveram presentes nas rotinas e atravessaram as práticas pedagógicas, direcionando os alunos aos seus “devidos locais”.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze gender crossings in the pedagogical practices and playtime activities in a nursery group - "Maternal 3”, highlighting what was expected from boys and girls in regard to their behavior. As a data collection strategy, semi-structured interviews and observation, in which notes were taken and registered in a journal, were the methods adopted. This process took six months. It was evident that gender produced normative pedagogical practices which tried to make invisible the subjects who deviated from the center. This invisibility seemed necessary to reinforce the power relations that were present in the routines and crossed the pedagogical practices, keeping the students in “their places".en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofJournal of physical education. Maringá. Vol. 32, e3216 (2021) p. 1-10pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGender identityen
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectChild educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducationen
dc.titleGender expectations and their crossings in playtime activities in early childhood educationpt_BR
dc.title.alternativeExpectativas de gênero e seus atravessamentos nas brincadeiras da educação infantil pt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001127269pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples