Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVoser, Rogerio da Cunhapt_BR
dc.contributor.authorCarlet, Rodrigopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-29T04:20:55Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222977pt_BR
dc.description.abstractO feedback caracteriza-se pelas informações, que o indivíduo recebe após ter realizado uma determinada ação ou tarefa, sejam oriundas de fontes internas (intrínseco) ou externas (extrínseco); apresentando como objetivo a correção, o encorajamento ou motivação, assim como as informações de resultados e performances. Muitas são as maneiras de expressão do feedback extrínseco utilizadas por treinadores de futsal ao abordar alguma ação para com seus atletas. O objetivo geral deste trabalho foi analisar a aplicação do feedback declarada pelos treinadores nas categorias de base de um clube de futsal. Esta pesquisa de corte transversal, qualitativa e descritiva, entrevistou os seis treinadores de categorias de base de uma instituição, a qual é uma das referências mundiais no futsal. Para tanto, foi aplicada uma entrevista semiestruturada, em que todos os preceitos éticos foram respeitados. Os resultados indicam que os treinadores de futsal de categorias de base dão extrema importância para a aplicação do feedback, visando o melhor desenvolvimento na formação do atleta. A utilização do feedback positivo é relatada como fundamental ao transmitir orientações, apresentando maior proporção em categorias mais novas. Além disso, as diferenças de características desse feedback ficaram evidentes nos depoimentos quando se comparam as faixas etárias, ocorrendo uma evolução durante o processo formativo, sendo uma orientação voltada mais para o rendimento a partir dos treze anos de idade. Os entrevistados ainda afirmam ser ideal fornecer as orientações nos treinamentos, realizando nos jogos, pequenos ajustes. Esses achados contribuirão para o entendimento das relações entre treinadores e atletas e auxiliar demais profissionais envolvidos, principalmente no ambiente de categorias de base de futsal e outras modalidades, além de pesquisadores da pedagogia e psicologia esportiva sobre os efeitos do feedback e sua aplicação.pt_BR
dc.description.abstractFeedback is characterized by the information that the individual receives after having performed a certain action or task, whether from internal (intrinsic) or external (extrinsic) sources; presenting the objective of correction, encouragement or motivation, as well as information on results and performances. There are many ways of expressing extrinsic feedback used by futsal coaches when addressing some action towards their athletes. The general objective of this work was to analyze the application of the feedback declared by the coaches in the basic categories of a futsal club. This cross-sectional, qualitative and descriptive research, interviewed the six coaches of the base categories of an institution, which is one of the world references in futsal. To this end, a semi-structured interview was applied, in which all ethical principles were respected. The results indicate that the futsal coaches of basic categories give extreme importance to the application of the feedback, aiming at the best development in the formation of the athlete. The use of positive feedback is reported as fundamental when transmitting guidelines, presenting a higher proportion in newer categories. In addition, the differences in the characteristics of this feedback were evident in the statements when comparing the age groups, with an evolution during the training process, with an orientation geared more towards income from the age of thirteen. The interviewees also affirm that it is ideal to provide guidance in training, making small adjustments in games. These findings will contribute to the understanding of the relationships between coaches and athletes and assist other professionals involved, especially in the environment of grassroots futsal categories and other modalities, in addition to researchers in pedagogy and sports psychology on the effects of feedback and its application.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBase categoriesen
dc.subjectFutsalpt_BR
dc.subjectTreinadorespt_BR
dc.subjectPsicologia do esportept_BR
dc.subjectFeedbackpt_BR
dc.titleO feedback como recurso do treinador : um estudo em categorias de base de futsalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001125994pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples