Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTestolin, Márcio Josépt_BR
dc.contributor.authorSanfelice, Gustavo Roesept_BR
dc.contributor.authorSilva, André Luiz dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2021-06-29T04:21:03Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1983-6597pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222985pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo analisar e discutir, com base nas noções de tolerância e solidariedade, os posicionamentos de futuros/as professores/as do Vale do Sinos/RS sobre as representações das diversidades de gênero e de sexualidade nas mídias de entretenimento. Os dados foram coletados em uma sessão de grupo focal e seis entrevistas individuais semiestruturadas. Realizamos a análise dos mesmos através da metodologia de análise de conteúdo. Identificamos que a maioria dos/as participantes se autodeclararam favoráveis às representações de diversidade de gênero e de sexualidade nas mídias de entretenimento. Contudo, algumas pessoas ressaltaram a necessidade de existirem limitações de circulação destas representações, como horários, evitar a veiculação em televisão aberta, entre outras. Isto nos leva a crer que seus posicionamentos se baseiam na tolerância e no discurso politicamente correto, o que pode estar mascarando uma convicção de superioridade e a tentativa de impor censuras de espaço, circulação e expressão às pessoas não heteronormativas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is intended to analyze and discuss, based on the concept of tolerance and solidarity, the behavior of future teachers in Vale dos Sinos/RS when it comes to representing gender and sexual diversity in entertainment media. The data was collected in a focal group session and six individual semi-structured interviews. We have analyzed them using the content analysis methodology. We saw that most participants said to be in favor of gender and sexual diversity representations in entertainment media. However, some people highlighted the need of limiting those representations such as to specific times, avoiding them in open television channels, among others. This makes us believe that their opinions are based on tolerance and a politically correct speech, which may be concealing a belief of superiority and the attempt to impose censorings of space, circulation and expression on non-heteronormative people.en
dc.description.abstractEl presente artículo tiene como objetivo analizar y discutir, basado en las nociones de tolerancia y solidaridad, los posicionamientos de futuros/as profesores/as del Vale do Sinos/RS sobre las representaciones de las diversidades de género y de sexualidad en los medios de entretenimiento. Los datos fueron recolectados en una sesión de grupo focal y seis entrevistas individuales semiestructuradas. Realizamos el análisis de los datos a través de la metodología de análisis de contenido. Identificamos que la mayoría de los/las participantes se autodeclaran favorables a las representaciones de diversidad de género y de sexualidad en los medios de entretenimiento. Sin embargo, algunas personas destacaron la necesidad de existir limitaciones de circulación de esas representaciones, como horarios, evitar la vehiculación en televisión abierta, entre otras. Ello nos lleva a creer que sus posicionamientos se basan en la tolerancia y en el discurso políticamente correcto, lo que puede estar enmascarando una convicción de superioridad y el intento de imponer censuras de espacio, circulación y expresión a las personas no heteronormativas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, SE. Vol. 13, n.32, e-12928, (jan./dez. 2020), p. 1-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualityen
dc.subjectHeteronormativityen
dc.subjectHeteronormatividadept_BR
dc.subjectMediaen
dc.subjectMeios de comunicaçãopt_BR
dc.subjectEntretenimentopt_BR
dc.subjectUndergraduatesen
dc.subjectGéneroes
dc.subjectSexualidades
dc.subjectHeteronormatividades
dc.subjectMedios de comunicaciónes
dc.subjectUniversitarioses
dc.titleSolidariedade ou tolerância? a recepção de futuros/as professores/as sobre as representações não heteronormativas nas mídias de entretenimentopt_BR
dc.title.alternativeSolidarity or tolerance? the reception of future teachers on non - heteronormative representations in entertainment mediaen
dc.title.alternative¿Solidaridad o tolerancia? La recepción de profesores futuros en Representaciones no Heteronormativas en medios de entretenimiento la recepción de profesores futuros en representaciones no heteronormativas en medios de entretenimientoes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001127330pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples