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dc.contributor.advisorWarmling, Cristine Mariapt_BR
dc.contributor.authorBrondani, Stephani Catherini Pazpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-06T04:45:48Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223199pt_BR
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: Transformações no modelo de atenção à saúde são uma necessidade imperativa e desafiadora e tem na articulação do campo da Educação ao da Saúde uma estratégia potente para sua efetivação. A Educação Permanente em Saúde é compreendida em seu sentido amplo como ensino-aprendizagens no trabalho, por meio da problematização das realidades sociais e profissionais. Possui como meta transformar as práticas de atenção. Este estudo apresenta como questão norteadora responder a curiosidade de como construir caminhos metodológicos participativos no campo da gestão e avaliação institucional de políticas nas redes de Educação Permanente em Saúde nos municípios e estados? OBJETIVO: analisar os processos de gestão de Redes de Educação Permanente na Saúde da 1 a Coordenadoria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. METODOLOGIA: Tratase de um estudo de caso do tipo holístico com abordagem qualitativa. Compuseram os cenários do estudo os serviços responsáveis pela gestão da Educação Permanente de Saúde de municípios pertencentes a 1 a Coordenadoria Regional de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Foram considerados potenciais participantes do estudo os profissionais e gestores de saúde responsáveis pela condução de processos de gestão de Educação Permanente em Saúde da 1 a Coordenadoria Regional de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Para a produção de dados foi realizado análise documental, observação participante dos encontros mensais de gestão da Educação Permanente em Saúde promovidos pelo Núcleo Regional de Educação em Saúde Coletiva da 1 a Coordenadoria Regional de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, realização de entrevistas (gravadas em áudio e transcritas) e de grupos focais (filmados e transcritos) com trabalhadores e gestores protagonistas da gestão de das Redes de Educação Permanente em Saúde. Foi utilizado um roteiro para condução das entrevistas e grupos focais elaborado baseado nas dimensões qualitativas de Amaral e Bosi (2017) para a avaliação das redes de EPS. Após a categorização dos dados, as dimensões foram submetidas a uma análise para a interpretação dos dados e aproximação com o referencial teórico utilizado. RESULTADOS: Os resultados apresentados apontam que a gestão é feita por determinados atores de forma centralizada e pessoalizada. Mostram o desconhecimento de trabalhadores e gestores da importância e do papel da EPS no processo de trabalho. Além de salientar que o quadrilátero não é efetivamente contemplado durante o planejamento, monitoramento e execução das práticas de EPS. Ressaltam que o controle social compõe fator fundamental da conectividade da gestão, da assistência e do ensino. Os resultados servirão de base para a elaboração de um boletim informativo que será direcionado à 1 a Coordenadoria para que a mesma divulgue entre os municípios, por via digital. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A política de EPS pode oportunizar a ampliação da capacidade assistencial, melhorar os processos de trabalho, favorecer a educação em saúde, assim como propiciar a socialização entre trabalhadores e usuários, instrumentalizar no desenvolvimento de autonomia, a participação ativa dos processos de trabalho, corresponsabilização dos sujeitos, promover circulação dos saberes e a construção de projetos coletivos. Tais momentos são compreendidos como espaços produtores e promotores de saúde que possuem efeitos nos sujeitos e coletividades, possuindo mecanismos terapêuticos próprios que permitem trocas de experiências e transformações subjetivas que não seriam alcançáveis em momentos isolados e descolados do processo de trabalho. Espera-se que este trabalho subsidie e instigue novas pesquisas para a elucidação de respostas para as perguntas que aqui surgiram, e de outras que podem emergir.pt_BR
dc.description.abstractINTRODUCTION: Transformations in the health care model is an imperative and challenging need and Health Education has a powerful strategy for its effectiveness. Permanent Health Education understood in its broad sense as the learning carried out at work through the problematization of social and professional realities and which aims to transform the practices of care. This study presents as a guiding question to answer the curiosity of how to build participatory methodological paths in the field of institutional evaluation of Permanent Health Education activities in the municipalities and states? OBJECTIVE: The objective is to analyze the management processes of Permanent Education Networks in Health of the 1st Health Coordination of the State of Rio Grande do Sul. METHODOLOGY: This is a holistic case study with a qualitative approach. The study scenarios comprise the services responsible for the management of Permanent Health Education in municipalities belonging to the 1st Regional Health Coordination of the State Health Secretariat of Rio Grande do Sul. Potential health professionals and managers responsible for conducting the study are considered potential participants in the study. of Permanent Health Education management processes of the 1st Regional Health Coordination of the State Health Secretariat of Rio Grande do Sul. For the production of data, documentary analysis will be carried out, participant observation of the monthly meetings of management of Permanent Education in Health promoted by the Regional Nucleus of Collective Health Education of the 1st Regional Health Coordination of the State Health Secretariat of Rio Grande do Sul, conducting interviews (recorded in audio and transcribed) and focus groups (filmed and transcribed) with workers and managers who are protagonists of the management of Permanent Health Education Networks. A script for conducting the interviews and focus groups elaborated based on the qualitative dimensions of Amaral & Bosi (2017) for the evaluation of the EPS networks. After categorizing the data, the dimensions will be subjected to analysis for data interpretation and approximation with the theoretical framework used. RESULTS: The results will serve as a basis for the elaboration of a newsletter that will be sent to the 1st Coordination to disseminate it among the municipalities, digitally. FINAL CONSIDERATIONS: The EPS policy can make it possible to expand the assistance capacity, improve work processes, favor health education, as well as promoting socialization between workers and users, providing tools for the development of autonomy, the active participation of work processes, and promote the circulation of knowledge and the construction of collective projects. Such moments are understood as spaces that produce and promote health that have effects on subjects and collectivities, having their own therapeutic mechanisms that allow exchanges of experiences and subjective transformations that would not be achievable in isolated and detached moments of the work process. It is hoped that this work will subsidize and instigate new research to elucidate answers to the questions that have arisen here, and others that may emerge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPermanent educationen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectInternato não médicopt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectNon-medical boarding schoolen
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectPrimary health careen
dc.subjectEducational evaluationen
dc.titleAvaliação da gestão da rede de educação permanente em saúde : estudo de caso da 1a Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001127015pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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