Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNobile, Marcia Finimundipt_BR
dc.contributor.authorTurchetto, Yuript_BR
dc.date.accessioned2021-07-06T04:46:36Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223261pt_BR
dc.description.abstractAs artes marciais vêm se destacando por sua atual visibilidade no meio esportivo, em virtude disso, a procura pela sua prática tem aumentado. Os profissionais responsáveis por seu ensino, trazem consigo saberes adquiridos através de uma metodologia tecnicista passada de professor para aluno. No Brasil, os professores de artes marciais podem atuar sem qualquer legitimidade ou fiscalização legal, o que coloca em questionamento seus conhecimentos pedagógicos e de treinamento físico, assim sendo, o objetivo central deste estudo é correlacionar os níveis de conhecimento sobre pedagogia e de treinamento físico de professores de artes marciais formados pela práxis e os graduados em Educação Física. No decorrer da pesquisa, buscou-se trazer relações da metodologia de ensino ativa com a pedagogia esportiva, a qual tem se utilizado para ensino de modalidades de combate, mostrando que os processos de ensino tradicionais (antigos) podem deixar lacunas no processo de desenvolvimento dos alunos. Além disso, buscou-se avaliar e comparar a prevalência de lesões de 86 praticantes de esportes de combate, “diante” de diferentes orientações profissionais. Como resultado, 86,8% se lesionaram sob orientação de profissionais graduados pela práxis e 29,2% sob orientação de professores de artes marciais formados em Educação Física. Ademais, verificou-se os níveis de conhecimento de professores de artes marciais formados pela práxis e de professores de artes marciais formados também em Educação Física. Para coleta de dados foi realizado um questionário com 31 questões dividido em três partes, uma correspondente a questões sociodemográficas (7 questões), outra com questões pedagógicas (12 questões) e outra com questões sobre treinamento físico (12 questões), sendo aplicado de forma auto administrada, via formulário eletrônico. Foi realizado tratamento estatístico dos dados, utilizando para análise e comparação os testes de Qui-quadrado e t independente, com nível de significância adotado de p<0,05. Outro estudo correlacionou os dados de 81 participantes sobre os níveis de conhecimento sobre a pedagogia do esporte e treinamento físico de professores de artes marciais formados pela práxis e professores de artes marciais formados em Educação Física. Observou-se, com a conclusão dos estudos, que os profissionais que possuem graduação em Educação Física detêm um nível de conhecimento muito superior a respeito de saberes pedagógicos e de treinamento físico em relação aos profissionais formados pela práxis, e que leis que exijam a qualificação e a fiscalização dos profissionais de lutas devem ser priorizadas e desenvolvidas.pt_BR
dc.description.abstractThe martial arts have stood out for their current visibility in the sports environment, as a result of which, the demand for their practice has increased. The professionals responsible for their teaching, bring with them knowledge acquired through a technical methodology passed from teacher to student. In Brazil, martial arts teachers can act without any legitimacy or legal supervision, which puts into question their pedagogical knowledge and physical training, therefore, correlate the levels of knowledge about pedagogy and physical training of martial arts teachers trained by praxis and graduates in Physical Education. Throughout the research, we sought to bring relations between the active teaching methodology and sports pedagogy, which has been used to teach combat modalities, showing that the traditional (old) teaching processes can leave gaps in the development process students. In addition, an attempt was made to assess and compare the prevalence of injuries among 86 combat sports practitioners, “in the face” of different professional orientations. As a result, 86.8% were injured under the guidance of professionals graduated from praxis and 29.2% under the guidance of martial arts teachers trained in Physical Education. In addition, the levels of knowledge of martial arts teachers trained in praxis and of martial arts teachers trained in Physical Education were also verified. For data collection, a questionnaire with 31 questions divided into three parts was carried out, one corresponding to sociodemographic questions (7 questions), another with pedagogical questions (12 questions) and another with questions about physical training (12 questions), being applied in a different way. self-administered, via electronic form. Statistical treatment of the data was performed, using the Chi-square and independent t tests for analysis and comparison, with a significance level of p <0.05. Another study correlated the data of 81 participants on the levels of knowledge about sport pedagogy and physical training of martial arts teachers trained by praxis and martial arts teachers trained in Physical Education. It was observed, with the conclusion of the studies, that the professionals who have a degree in Physical Education have a much higher level of knowledge regarding pedagogical knowledge and physical training in relation to the professionals trained by praxis, and that laws that require qualification and the inspection of fighting professionals must be prioritized and developed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectEducação física e treinamentopt_BR
dc.subjectMartial artsen
dc.subjectArtes marciaispt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleNíveis de conhecimento sobre a pedagogia do esporte de professores de artes marciais formados pela práxispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001127568pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples