Show simple item record

dc.contributor.advisorMorigi, Valdir Josept_BR
dc.contributor.authorSouza, Catiele Alves dept_BR
dc.date.accessioned2021-07-10T04:51:42Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223546pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do estudo é conhecer a memória institucional da Associação de Ex-alunos do Instituto de Educação General Flores da Cunha (AExAIE), situado na cidade de Porto Alegre (RS), a partir de sua produção documental e narrativas, evidenciando a importância de sua preservação. Busca compreender parte da memória desta escola, em funcionamento desde o ano de 1869, através desta instituição que reúne seus ex-alunos. Os registros incluem variadas documentações, como cartas, convites, atas de reunião, livros, fotografias, objetos e o Boletim periódico editado pela Associação. Pesquisa de natureza qualitativa utiliza o método Estudo de caso. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a análise documental e entrevista. O procedimento de análise dos dados se deu através da análise de conteúdo. Estudo realizado na cidade de Porto Alegre, (RS), durante o segundo semestre do ano de 2020. A partir da análise dos registros foram elencados os principais lugares de memória onde estes indivíduos ancoram suas lembranças acerca do Instituto de Educação General Flores da Cunha e de sua participação na Associação. Como lugares de memória foram encontrados: o prédio do IE, obras de arte, datas festivas, personagens famosos e ilustres anônimos, professores inovadores, ensino vanguardista, uma publicação periódica própria, ações sociais, entre outros. Evidenciou-se que as vivências registradas na documentação e entrevistas colaboraram na construção da identidade do grupo e também individual.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of the study is to learn about the institutional memory of the Associação de Ex-alunos do Instituto de Educação General Flores da Cunha (AExAIE), located in the city of Porto Alegre (RS), from its documentary and narrative production, highlighting the importance of its preservation. It seeks to understand the memory of this school, in operation since 1869, through this institution that gathers its former students. The records include various documents, such as letters, invitations, meeting minutes, books, photographs, objects and the periodic Bulletin edited by the Association. Qualitative research using the Case Study method. The data collection techniques used were a document analysis and an interview. The data analysis procedure was carried out through content analysis. A study carried out in the city of Porto Alegre, (RS), during the second semester of the year 2020. From the analysis of the records, the main places of memory where they need to anchor their memories about the Instituto de Educação General Flores da Cunha and participation in the Association. As places of memory were found: the IE building, works of art, festive dates, famous and illustrious anonymous characters, innovative teachers, avant-garde teaching, its own periodical, social actions, among others. It was evidenced that the experiences produced in the documentation and reported collaborated in the construction of the group and also individual identity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMemoryen
dc.subjectMemória institucionalpt_BR
dc.subjectMemória coletivapt_BR
dc.subjectInstitutional memoryen
dc.subjectSchool institutionsen
dc.titleInformação e memória institucional : um estudo de caso sobre a produção documental da Associação de Ex-alunos do Instituto de Educação General Flores da Cunha de Porto Alegre/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001127602pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record