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dc.contributor.advisorRibas, Renato Perezpt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Nícolas Cendronpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-10T04:52:08Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223573pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe uma ferramenta computacional capaz de auxiliar na gestão de cursos de graduação, que traça os fatores explicativos para uma alta evasão escolar nas universidades. Através da análise de dados históricos de alunos e disciplinas disponíveis no portal acadêmico, a ferramenta calcula uma série de métricas e as apresenta através de gráficos e tabelas com o intuito de auxiliar os gestores de cursos de graduação a acompanharem o aproveitamento dos alunos. Os dados referentes aos alunos foram categorizados conforme sua situação em relação à Universidade como evadidos, ativos ou formados. Deste modo, a ferramenta é capaz de comparar os resultados com base nos diferentes grupos, podendo inclusive observar como um aluno individual tem seu histórico relacionado ao de seus pares. Com relação às disciplinas, a ferramenta também revela métricas do aproveitamento dos alunos no curso ao decorrer dos semestres, com a possibilidade de a análise ser restrita à diferentes grupos de alunos e períodos, conforme a necessidade do gestor ou coordenador. A fim de demonstrar a viabilidade e versatilidade da ferramenta, este trabalho conta com um estudo de caso no qual utiliza dados atuais e históricos dos alunos do curso de Engenharia da Computação da UFRGS como base de pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractThe present work proposes a software able to assist in undergraduate course management, which aims to track the main reasons for evasion in undergraduate courses in universities. Through the analysis of historical data of students and subjects available on the academic portal, the software measures a set of metrics and present them by charts and tables with the intent of helping undergraduate course managers when monitoring student evolution. The data has been categorized by each student current status with the university such as evaded, active or graduated. Therefore, the tool is able to compare results between different groups and even to observe what is the relationship of an individual student’s course history to his or her peers. Regarding disciplines, the software is able to reveal metrics of student’s performance in the course through all the semesters, with the possibility of the analysis being restricted to different groups of students and periods, depending on the manager or coordinator needs. In order to demonstrate the viability and versality of the software, this work presents a case study based on current and historical data from students in the Computer Engineering course at UFRGS as a research base.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectManagement toolen
dc.subjectAnalise : Desempenhopt_BR
dc.subjectUndergraduate courseen
dc.subjectFerramentas : Computadorespt_BR
dc.subjectScholar evasionen
dc.subjectPerformance analysisen
dc.titleFerramenta computacional de Auxílio à gestão de curso de graduaçãopt_BR
dc.title.alternativeSoftware to assist in undergraduate course management en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001127432pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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