Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBoff, Eva Teresinha de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorSoardi, Tatiele Walkerpt_BR
dc.contributor.authorPansera-de-Araújo, Maria Cristina G.pt_BR
dc.contributor.authorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-13T04:39:45Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn0103-6041pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223788pt_BR
dc.description.abstractO texto enfoca a produção e desenvolvimento da Situação de Estudo(SE): Conhecendo o Câncer - Um Caminho para Vida. A SE rompe com a forma linear e hierarquizada das disciplinas, parte de uma situação real, de vivência cotidiana dos estudantes e possibilita a construção dos conceitos científicos com significado para eles. Envolve um coletivo de professores em formação inicial e continuada junto a uma escola de Ensino Médio. Os episódios aqui evidenciados foram obtidos pela gravação, transcrição e análise das reuniões de planejamento e estudo e mostram como é possível transpor os limites das disciplinas num processo de permanente formação docente. As mudanças sinalizadas fundamentam-se em Freire (2004), Vigotski (2000), Morin (2002), entre outros autores do referencial histórico cultural.pt_BR
dc.description.abstractThis article focuses the production and development of the Study Situation (SS): Learning Cancer - A Path to Life. The SS breaks with the linear and hierarchical manner of subjects, from a real situation of daily life of students and allows the construction of scientific concepts with meaning for them. This work involves a group of teachers in initial and continued formation at a high school. The episodes shown here were obtained by recording, transcription and analysis of planning meetings and study and it shows how you can overcome the boundaries of disciplines in a process of ongoing teacher formation. The changes are based on freire (2004), Vygotsky (2000), Morin (2001), among other authors of historical culture reference.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 22, n. 1, (jan./jun. 2009), p. [163]-187pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStudy situationen
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectInterdisciplinaryen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectTeacher formationen
dc.titleSituação de estudo : uma possibilidade de superação dos limites disciplinarespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000752907pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples