Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBocorny, Ana Eliza Pereirapt_BR
dc.contributor.authorWelp, Anamaria Kurtz de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-14T04:29:50Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn0104-0588pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223811pt_BR
dc.description.abstractNas últimas décadas, um grande número de instituições de ensino superior (IES) buscou a internacionalização de suas atividades. Sendo o inglês a língua franca da academia (AMMON, 2011; JENKINS, 2009; TARDY, 2004), publicar nesse idioma facilita a disseminação do conhecimento científico produzido no país e aumenta as chances de citação e de colaboração (BOCORNY et al., no prelo; MENEGHINI; PACKER, 2007 apud BAUMVOL, 2018). Tendo em vista o contexto descrito, este estudo objetiva propor princípios para a elaboração de tarefas pedagógicas (TPs) com a utilização de dados linguísticos extraídos de um corpus especializado e relativos à linguagem convencionalmente usada em artigos de pesquisa. Desse objetivo geral, derivam dois objetivos específicos. O primeiro, de ordem analítica, busca extrair, categorizar e classificar expressões multipalavra a partir de um corpus especializado de textos da seção introdução de artigos de pesquisa recentes (2003-2019) publicados em inglês em periódicos internacionais da área da Física. O segundo, de ordem pedagógica, visa usar os dados linguísticos coletados para informar a construção de TPs para o ensino e a aprendizagem de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA). As TPs resultantes deste estudo estão disponibilizadas on-line e de forma gratuita no Ambiente Virtual de Aprendizagem LÚMINA Idiomas (BOCORNY, 2017).pt_BR
dc.description.abstractIn the last decades, a large number of higher education institutions (HEIs) sought to internationalize their activities. Since English is the lingua franca of the academy (AMMON, 2011; JENKINS, 2009; TARDY, 2004), publishing in that language facilitates the dissemination of scientific knowledge produced in the country and increases the chances of citation and collaboration (BOCORNY et al., in press; MENEGHINI; PACKER, 2007 apud BAUMVOL, 2018). In view of the described context, this study aims to propose principles for the elaboration of pedagogical tasks (PTs) with the use of linguistic data extracted from a specialized corpus related to the language conventionally used in research articles. From this general objective, two specific objectives are derived. The first, of an analytical nature, seeks to extract, categorize and classify multi-word expressions from a specialized corpus of texts in the introduction section of recent research articles (2003-2019) published in English in international physics journals. The second, of a pedagogical nature, aims to use the collected linguistic data to inform the construction of PTs for teaching and learning English for Academic Purposes (EAP). The PTs resulting from this study are available online and free of charge in the Virtual Learning Environment LÚMINA Idiomas (BOCORNY, 2017).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de estudos da linguagem. Belo Horizonte, MG. Vol. 29, n. 2 (abr./jun. 2021), p. [1589]-1638pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLingüística de corpuspt_BR
dc.subjectOpen access tasksen
dc.subjectCorpus linguisticsen
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (inglês)pt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectAcademic genresen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMulti-word expressionsen
dc.subjectEnglish for academic purposesen
dc.titleO desenho de tarefas pedagógicas para o ensino de inglês para fins acadêmicos : conquistas e desafios da Linguística de Corpuspt_BR
dc.title.alternativeThe design of pedagogical tasks for teaching English for academic purposes : achievements and challenges of Corpus Linguisticsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001127459pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples