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dc.contributor.authorOliveira, Marta Olívia Rovedder dept_BR
dc.contributor.authorLuce, Fernando Binspt_BR
dc.contributor.authorSampaio, Cláudio Hoffmannpt_BR
dc.contributor.authorPerin, Marcelo Gattermannpt_BR
dc.contributor.authorSantini, Fernando de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Mirela Jeffman dospt_BR
dc.date.accessioned2021-07-14T04:29:52Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1413-2311pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223815pt_BR
dc.description.abstractA academia brasileira tem fomentado a discussão sobre a qualidade da produção científica em Administração. Este artigo une-se a essa discussão ao apresentar um levantamento das pesquisas survey publicadas na área de Marketing, entre os anos 2000 a 2010, nos principais periódicos de Administração do Brasil, assim como nos anais dos mais importantes encontros de pós-graduação que possuem a divisão de Marketing. Os resultados deste inventário foram comparados com o levantamento das pesquisas survey de Marketing realizado na década de 90 por Froemming et al. (2000b). A realização desse levantamento de artigos da área de Marketing permite uma visão longitudinal da produção de pesquisas survey e, também, proporciona uma análise comparativa dessa produção ao longo dos anos, fornecendo fundamentação para avalição da qualidade dessas publicações. Concluiu-se que ocorreram alguns progressos relativos aos critérios de qualidade dos elementos metodológicos básicos da produção científica de Marketing ao longo dos anos 2000, quando comparados com os artigos publicados na década de 90, tais como o maior percentual de pesquisas com teoria de base aprofundada, com a descrição da operacionalização de suas variáveis, com testes de confiabilidade, com a apresentação dos limites do estudo e sugestões para futuras pesquisas. Entretanto, os resultados desta pesquisa apontam que existem questões preocupantes relativas à qualidade dos estudos publicados ao longo desses 21 anos na área de Marketing no Brasil, demonstrando que ainda existem lacunas ao atendimento efetivo dos critérios de qualidade nas pesquisas survey.pt_BR
dc.description.abstractThe Brazilian Academy has fostered the discussion on the quality of scientific production in Administration. This article joins this discussion by presenting an inventory of survey articles published in the Marketing area, between the years 2000-2010, in the main Brazilian Administration journals, as well as in the annals of the most important post-graduate meetings that have a Marketing division. The results of this inventory were compared with the inventory of survey research in Marketing conducted in the 90's by Froemming et al. (2000b). The development of this inventory of Marketing articles allows a longitudinal view of the production of survey research and also provides a comparative analysis of this production over the years, providing rationale for evaluation of the quality of these publications. It was concluded that there was some progress in the quality criteria of the basic methodological elements of the scientific production of marketing over the years 2000-2010, when compared to the articles published in the 90's, such as the highest percentage of research with in-depth basic theory; with the description of the operation of its variables; reliability testing; presenting the limits of the study and suggestions for future research. However, the results of this research show that there are issues of concern about the quality of studies published over these 21 years in the Marketing area in Brazil, demonstrating that there are still gaps in effective care of the quality criteria in survey research.en
dc.description.abstractLa Academia Brasileña ha fomentado el debate sobre la calidad de la producción científica en Administración. Este artículo se une a esta discusión presentando un estudio de las investigaciones survey publicadas en el área de Marketing, entre los años 2000 y 2010, en las principales revistas de Administración de Brasil, así como en los anales de los encuentros de posgrado más importantes que incluyen el área de Marketing. Los resultados de este inventario se compararon con el levantamiento de estudios de Marketing llevado a cabo en los años 90 por Froemming et al. (2000b). El desarrollo de este levantamiento de artículos del área de Marketing permite una vista longitudinal de la producción de las investigaciones survey y también proporciona un análisis comparativo de esta producción a lo largo de los años, para establecer el fundamento de evaluación de la calidad de estas publicaciones. Se concluyó que hubo algunos avances en los criterios de calidad de los elementos metodológicos básicos de la producción científica de Marketing a través de los años 2000, cuando fueron comparados con los artículos publicados en los años 90, como el porcentaje más alto de la investigación con profundidad en la teoría, con la descripción de la operación de las variables de análisis, con testes de la fiabilidad, con la presentación de los límites del estudio y sugerencias para futuras investigaciones. Sin embargo, los resultados de esta investigación muestran que hay cuestiones preocupantes sobre la calidad de los estudios publicados durante estos 21 años en el área de Marketing en Brasil, lo que demuestra que todavía hay carencias en cuanto a la atención efectiva de los criterios de calidad en las investigaciones survey.sq
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre. Vol. 23, n. 1, (jan./abr. 2017), p. 54-87pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectResearch surveyen
dc.subjectQuality of researchen
dc.subjectPesquisa científicapt_BR
dc.subjectQuality of papersen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectScientific production in marketingen
dc.subjectInvestigación surveyes
dc.subjectCalidad de la investigaciónes
dc.subjectCalidad de los artículoses
dc.subjectProducción científica en marketinges
dc.titleAnálise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing publicados no Brasil : as pesquisas survey na década de 2000pt_BR
dc.title.alternativeQuality analysis of scientific articles of marketing area published in Brazil : survey researches in the 2000sen
dc.title.alternativeAnálises de la calidad de los artículos científicos del área de marketing publicados in Brasil : encuesta de investigación en la década de 2000es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001047154pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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