Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSeffner, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorBarreto, Juliano Bezerra de Menezespt_BR
dc.date.accessioned2021-07-16T04:30:27Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224057pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação constitui um panorama sobre o que tem sido discutido no campo de estudos de gênero e sexualidade tanto em salas de aula de Educação Básica quanto em outros contextos de aprendizagem. Analisa meios pelos quais as abordagens sobre gênero e sexualidade realizadas em diversos contextos disciplinares, incluindo as aulas de História e episódios de formação docente, podem contribuir para pensar o ensino desta disciplina sob o propósito da temática em questão. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos acadêmicos abordando relatos de experiências docentes em revistas entre 1999 e 2018. Essa coleta foi realizada a partir das bases eletrônicas de dados Google Acadêmico, Redalyc e SciELO. Os artigos coletados estão organizados em quadros distribuídos de acordo com as etapas de escolarização às quais eles se dedicam. A proposta quer principalmente contribuir no combate à manipulação discursiva de movimentos conservadores como o Escola sem Partido (ESP), que denunciam uma suposta ideologia de gênero presente nos currículos escolares. A dimensão propositiva pedagógica da pesquisa são sugestões para metodologias de ensino de História elaboradas a partir de relatos de boas experiências, reflexões conceituais e autoras(es) que abordam esses temas.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation provides an overview of what has been discussed in the field of gender and sexuality studies both in basic education classrooms and in other learning contexts. The dissertation analyzes ways by which approaches on gender and sexuality carried out in different disciplinary contexts, including History classes and episodes of teacher training can contribute to thinking about the teaching of this discipline under the theme in question. Therefore, a bibliographical review of academic articles was carried out addressing reports of teaching experiences in magazines between 1999 and 2018. This collection was carried out using the electronic databases of Google Scholar, Redalyc and SciELO. The collected articles are organized in tables distributed according to the schooling stages to which they are dedicated. The proposal mainly aims to contribute to combating the discursive manipulation of conservative movements such as “Escola sem Partido” (ESP), which reports an alleged gender ideology present in the school curricula. The propositional pedagogical dimension of the research are suggestions for methodologies of teaching History elaborated from reports of good experiences, conceptual reflections and authors (s) that approach these themes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGender and sexualityen
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.title"Professor, o senhor é virgem?" : contribuições para o ensino de história de abordagens em gênero e sexualidade desenvolvidas em outros contextos disciplinares da educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001126932pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples