Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAdami, Felipe Kirstpt_BR
dc.contributor.authorGomes, Ciro Aranhapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-16T04:30:54Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224080pt_BR
dc.description.abstractOs esforços para fortalecer o contato entre tradições musicais historicamente vistas como separadas (em especial as habitualmente chamadas música erudita e música popular) se mostram cada vez mais presentes nos séculos XX e XXI. A recepção da cultura musical popular nas instituições de ensino tem sido uma das responsáveis por aproximar as duas vertentes. Diante dessa riqueza de visões oferecidas atualmente, propõe-se uma pesquisa dos procedimentos composicionais vigentes em diferentes períodos históricos e pontos geográficos, bem como sua aplicação na escrita de um repertório em que as técnicas convergem, gerando um estilo híbrido entre música de concerto e música popular. A partir da seleção de poemas de Luís de Camões (1524 – 1580) e João da Cruz e Sousa (1861 – 1898) e da composição de dois ciclos de canções com os textos escolhidos, são discutidos os processos utilizados e seus efeitos nas composições, exemplificando possíveis estratégias composicionais a partir desse hibridismo.pt_BR
dc.format.mimetypeaudio/mpegpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.format.mimetypeaudio/x-wavpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.subjectCançãopt_BR
dc.subjectHibridismo musicalpt_BR
dc.titleCorrentes em convergência : a composição de ciclos de canções em diálogos espaço-temporaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001128415pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationMúsica: Habilitação em Música Popular: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples