Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMutz, Andresa Silva da Costapt_BR
dc.contributor.authorGomes, Raquel Salcedopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-17T04:43:51Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224117pt_BR
dc.description.abstractExaminamos o modo como tem sido operacionalizada a educação financeira, instituída como Polí tica P ública do Estado brasileiro pelo Decreto Federal 7.397/2010, atentando para seus efeitos na constituição dos sujeitos de consumo na contemporaneidade. Selecionamos: I) o depoimento de um membro do grupo de autoajuda conhecido como Devedores Anônimos; II) o teste em um folheto disponibilizado pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor ( III) o manual de Preven ção e tratamento do superendivid ado editado pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor. O referencial teórico adotado na pesquisa é o pós estruturalista e de inspiração foucaultiana. A metodologia empregada na produçã o e an álise dos dados envolve a operação com noções como tecnologia do eu, governo, risco, entre outras. Os resultados obtidos permitiram o mapeamento de trê s a çõ es o narrar se, o julgar se, o dominar se requeridas dos indivíduos envolvidos nas atividades pedagógicas promovidas pela Estratégia Nacional de Educação Fina nceira. Pudemos inferir que as diferentes estratégias relacionadas à consci ência para o consumo podem ser compreendidas como modos de conduzir a conduta dos consumidores tornando os sujeitos confessantes forma de instrumentalizá los para o autogoverno.pt_BR
dc.description.abstractWe e xamine the way in which financial education, instituted as Public Policy of the Brazilian State by Federal Decree 7.397 2010, has been operationalized, paying attention to its effects on the constitution of consumption subjects in the contemporary world. We ha ve selected: I) the testimony of a member of the self help group known as Anonymous Debtors; II) the test available in a leaflet provided by the Foundation for Consumer Protection and Defense ( III) the manual of Prevention and treatment of the ove r indebtedness edited by the National School of Consumer Protection. The theoretical framework adopted in the research is poststructuralist and of Foucaultian inspiration. The methodology used in the production and analysis of the data involves the operati on with notions such as technology of the self, government, risk, among others. The results obtained allowed the mapping of three actions the narrating, the judging, the mastering required of the individuals involved in the pedagogical activities promo ted by the National Strategy of Financial Education. We could infer that different strategies related to consumer consciousness can be understood as ways of conducting consumer behavior by making them confessional subjects a way of instrumentalizing them for self government.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Labor. Fortaleza. Vol. 2, n. 21 (jan./jun. 2019), p. 48-63pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFinancial educationen
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.subjectConsumer Subjecten
dc.subjectBiopolíticapt_BR
dc.subjectTechnologies of the Selfen
dc.titleO saber fazer escolhas bem informadas e a gestão biopolíticados consumidores na contemporaneidadept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001114374pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples