Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCorrêa, Edilene dos Santospt_BR
dc.contributor.authorWives, Daniela Garcezpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-17T04:44:43Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1678-9059pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224131pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca olhar o mercado institucional sob a perspectiva dos agricultores e tem como base a análise de sistemas, partindo do pressuposto de que o desenvolvimento rural ocorre através de arranjos entre atores locais e de outras esferas como regional, estadual e nacional. Estes arranjos formam sistemas onde uma das engrenagens é a comercialização. Reconhecendo a importância do acesso a mercados no processo de reprodução social da agricultura familiar fomos pesquisar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e suas influências nas unidades de produção agrícola. Esta pesquisa se propõe a analisar as características e como estão organizadas a produção, a família e a comercialização nas unidades de produção da agricultura familiar fornecedoras de alimentos para o PNAE. Trata-se de um estudo de caso no município de São Lourenço do Sul. Foi adotada a metodologia predominantemente qualitativa. As ferramentas de coleta de dados foram painel de especialistas, entrevistas semiestruturadas e categorização a partir de tipologia, contando com adaptação da ferramenta MESMIS. Foram identificados os sistemas de produção de base ecológica, convencional e agroindustrial. Constatamos que o PNAE impacta na organização da família, por exemplo, remetendo ao empoderamento feminino e gerando mudança na relação do jovem com a produção agropecuária. Também identificamos mudanças na organização da produção especialmente na adoção de técnicas diferentes e na organização da comercialização. Ao final notamos que o PNAE provoca mudanças, constitui-se como oportunidade e apresenta desafios para os agricultores familiares.pt_BR
dc.description.abstractThis paper seeks to look at the institutional market from the perspective of farmers and is based on systems analysis, assuming that rural development takes place through arrangements between local actors and other spheres as regional, state and national. These arrangements form systems where one of the gears is marketing. Recognizing the importance of access to markets in the process of social reproduction of family farming were searching the National School Feeding Programme (PNAE) and their influence on agricultural production units. This research aims to analyze the characteristics and how they are organized production, the family and the commercialization of the production units of family farming supply of food for the PNAE. This is a case study in São Lourenço do Sul. Predominantly qualitative methodology was adopted. The data collection tools were expert panel, semistructured interviews and categorization from typology., With adaptation of MESMIS tool. the ecologically-based production systems, conventional and agroindustrial were identified. We note that the PNAE impact on family organization, for example, referring to women's empowerment and generating change in the young man's relation to agricultural production. We also identified changes in the organization of production especially in the adoption of different techniques and marketing organization. At the end we note that the PNAE causes changes, constitutes an opportunity and presents challenges for family farmers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofColóquio (Taquara) : revista das Faculdades de Taquara [recurso eletrônico]. Vol. 15, n. 1 (jan./jun. 2018), p. 17-37.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrograma Nacional de Alimentação Escolar - PNAEpt_BR
dc.subjectFamily farmingen
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectProduction systemsen
dc.subjectSão Lourenço do Sul (RS)pt_BR
dc.titleInfluências e efeitos do PNAE na agricultura familiar em São Lourenço do Sulpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001112798pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples