Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRossini, Miriam de Souzapt_BR
dc.contributor.authorSoares, Jéssica Patríciapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-21T04:23:22Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224217pt_BR
dc.description.abstractEste estudo propõe analisar como o cinema brasileiro de horror contemporâneo desenvolve a noção de Reprimido e do Outro. Investigando o corpus fílmico e sua relação com o contexto sociopolítico do Brasil na atualidade, a discussão será realizada a partir de quatro longas-metragens: O Animal Cordial (Gabriela Amaral Almeida, 2017), As Boas Maneiras (Juliana Rojas e Marco Dutra, 2017), Morto Não Fala (Dennison Ramalho, 2019) e Cabrito (Luciano de Azevedo, 2020). A escolha do objeto de pesquisa acompanha um momento de expansão da filmografia brasileira do gênero horror, compreendida neste trabalho de 2010 a 2020. Por isso, o objetivo geral desta pesquisa é discutir o cinema brasileiro que dialoga com convenções do horror, dentro do movimento contemporâneo deste gênero, e pensando em como estes filmes articulam-se com o contexto sociopolítico brasileiro da atualidade. A investigação sobre as potencialidades do Reprimido e do Outro como o Monstro será articulada à luz dos estudos de Robin Wood, que propõem uma ideia central aos filmes de horror: a normalidade é ameaçada por um Monstro. Nesta direção, os seguintes objetivos específicos foram formulados: 1) Mapear o cenário contemporâneo do cinema brasileiro de horror a fim de compreender suas características; 2) Analisar a constituição da figura do Monstro nas narrativas cinematográficas de horror contemporâneo, em particular nos filmes analisados; 3) Examinar os filmes que compõem o corpus com enfoque em como os personagens dialogam com o contexto sociopolítico do Brasil contemporâneo a partir da noção de Reprimido e Outro. Com isso, desenvolve-se uma análise sobre o corpus fílmico, buscando entender como seus protagonistas experienciam aspectos que são reprimidos e oprimidos nas condutas inerentes à vida em sociedade, e como as convenções do gênero horror surgem a partir da ameaça que as transgressões sociais tensionam na narrativa. O estudo possibilitou compreender que as noções de Reprimido e do Outro desenvolvem-se nas obras a partir da hibridação do gênero horror com aspectos culturais do Brasil, criando Monstros que expõem problemáticas tipicamente brasileiras. Considera-se que a origem descentralizada dos cineastas dedicados ao horror contemporâneo no País possibilita uma maior diversidade nestas obras e na criação de imagens e experiências comuns ao gênero horror.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this work is to analyze and investigate how the Brazilian contemporary horror cinema developed the notions of Repressed and the Other. As from issues raised by film analysis and its relationship with the socio-political context of Brazil these days, the discussion will be held from four films: Friendly Beast (O Animal Cordial, Gabriela Amaral Almeida, 2017), Good Manners (As Boas Maneiras, Juliana Rojas e Marco Dutra, 2017), The Nightshifter (Morto Não Fala, Dennison Ramalho, 2019) and Cabrito (Cabrito, Luciano de Azevedo, 2020). This work is the result of Brazilian’s horror genre filmography expansion, perceived in this research from 2010 to 2020. Therefore, the main purpose of this work is to analyze how the Brazilian cinema articulates with horror conventions and within the contemporary movement of this genre, reflecting on the way in which these films communicate with the current Brazilian socio-political context. The examination of the potentialities of the Repressed and the Other as the monster narrative will be articulated based on the essays of Robin Wood (1979; 2003), who proposes a central idea to horror films: normality is threatened by a Monster. On this occasion, specific requirements were formulated: 1) To investigate the development of the contemporary movement of cinematographic horror, analysing possible specificities of its current cycle; 2) To analyse the constitution of the Monster figure in contemporary horror cinematographic narratives, particularly in the films studied; 3) Examine the films that create the inventory focusing on how the characters support Brazilian’s contemporary socio-political context from the notions of the Repressed and the Other. Based on this material, an analysis of the films initiated, seeking to understand how the protagonists experienced aspects that are repressed and oppressed in the inherent behaviour of society’s life, and how the conventions of the horror genre arise from the threat that social transgressions tension in the narrative. This work made it possible to understand that the notions of the Repressed and the Other developed in the hybridization works of the horror genre, with Brazilian cultural aspects, creating Monsters that expose the country's own problems. It is considered that the decentralized origin of filmmakers dedicated to contemporary horror allows for a greater constructed diversity and experience in the creation of images and experiences common to the horror genre.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectHorroren
dc.subjectFilme de terrorpt_BR
dc.subjectFilm genresen
dc.subjectNarrativa cinematográficapt_BR
dc.subjectContemporary brazilian cinemaen
dc.subjectThe Other and the Represseden
dc.titleNas sombras, às margens : o Reprimido e o Outro no cinema brasileiro de horror contemporâneopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001128868pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples