Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCampregher, Gláucia Angélicapt_BR
dc.contributor.authorLima, Lucca Pires Silvapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-29T04:30:50Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224737pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho origina-se da indagação de se é possível e como teria o ballet clássico sido utilizado na política externa soviética durante a Guerra Fria. Para que o objetivo de produzir uma resposta à pergunta seja alcançado, realizamos a análise constatando a incapacidade atual do campo de Relações Internacionais em abarcar o termo de cultura e, portanto, buscamos uma definição de cultura no primeiro capítulo recorrendo à antropologia; seguindo para a possibilidade de este ser utilizado pela política. Posteriormente, em revisão de teoria de relações internacionais, buscamos abarcar o conceito discutido anteriormente dentro do campo de RI e compreender como atrelar a cultura e a política externa. Neste intuito apresentamos o conceito de diplomacia cultural. No último capítulo de conteúdo realizamos uma revisão histórica do ballet soviético através das décadas e suas fases em alinhamento às linhas gerais da política externa da Rússia revolucionária e, posteriormente, da URSS.pt_BR
dc.description.abstractThis essay originates from the question if it is possible e how would have classical ballet been used in soviet foreign policy during the Cold War. For the accomplishment of an answer, we have analised noting the current inability of the field of International Relations at approaching the term culture and, therefore, we searched for a definition, in the first chapter, resorting to antropology; moving to the possibility of it beings used as politics. Posteriorly, in revision of international relations theory, we sought to embrace the concept discussed previously within the field of IR ando to understand how to attach culture and culture and foreign policy. In this regard we introduce the concept of cultural diplomacy. In the last chapter of contente we performed a historical review of soviet ballet through the decades and its fases in alignment to the general lines of the revolutionary Russia and, later, USSR.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolítica externapt_BR
dc.subjectCultural diplomacyen
dc.subjectInternational Relationen
dc.subjectDiplomacia culturalpt_BR
dc.subjectGuerra friapt_BR
dc.subjectSoviet Unionen
dc.subjectUnião Soviéticapt_BR
dc.subjectCritical Theoryen
dc.subjectSoviet balleten
dc.titleUso da cultura como ferramenta de política externa : o caso do ballet na diplomacia cultural soviéticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001126694pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019/2pt_BR
dc.degree.graduationRelações Internacionaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples