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dc.contributor.advisorNique, Walter Meuccipt_BR
dc.contributor.authorHomrich, Marcelo de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2021-07-31T04:41:26Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224870pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho buscou compreender a rotina de busca promovida, frente ao consumidor, pelo uso de marcas em movimento, por logos animados, dentro de ambientes online como websites, sites de compra e redes sociais. Foi realizado um experimento com 50 pessoas através do uso de eyetracking (rastreamento ocular) em que buscou-se compreender o comportamento da atenção de cada pessoa dentro destes ambientes online. Este trabalho analisa os meios digitais, em crescimento, frente ao uso de marcas animadas, que é um assunto que ainda está evoluindo e ganhando importância e notoriedade. Outro ponto de relevância é o levantamento de dados buscando uma aproximação com a realidade tanto nos estímulos, quanto nos dados analisados, graças à ferramenta usada na coleta. Foi encontrado que os logos ajudam a promover essa rotina de busca, sendo um dos primeiros pontos de fixação, bem como atraindo marginalmente mais tempo de atenção, medido através de fixações. No entanto, este efeito só se comprovou em alguns casos, o que mostrou que o meio, bem como características demográficas e comportamentais, pode influenciar na rotina de busca do consumidor, seja ela mais exploratória e sem padrões, quando o meio é menos conhecido ou o consumidor tem um papel menos ativo ou interativo, ou seja quando é mais direcionada para objetivos, quando ele conhece os meios e já possui uma predisposição a seguir uma rotina pré-determinada baseada em vivências e experiências. Além de contribuir para as teorias rotina de buscas e de atenção dentro de uma lógica de comportamento, esta pesquisa também ajuda a construir um corpo de estudos relacionados a logos animados. Estes entendimentos podem ser úteis para empresas que buscam melhorar sua presença online e otimizar seus esforços de marca.pt_BR
dc.description.abstractThis work sought to understand the search routine promoted, concerning the consumer, by the use of moving brands, animated logos, in online environments such as websites, e-commerce and social networks. An experiment was conducted with 50 people through the use of eyetracking in order to understand the behavior of each person's attention within these online environments. This work analyzes the growing digital media, facing the use of animated brands, which is a subject that is still evolving and will gain importance and notoriety. Another point of relevance is the gathering of data in the search for an approximation with reality, both regarding the stimuli and the data analyzed, thanks to the tool used in the data collection. It was found that logos help to promote this search routine by being one of the first fixation points as well as attracting marginally more attention, measured through fixations. However, this effect has only been proven in some cases, which showed that the medium, as well as demographic and behavioral characteristics, can influence the consumer search routine, be it more exploratory and without patterns, when the medium is less known, or the consumer has a less active or interactive role, or be it when he is more goal-directed, when he knows the means to follow and already has a predisposition to seek a predetermined routine based on experiences and experiences. In addition to contributing to the search routine theory and attention theory within a logic of behavior, this research also helps to build a body of studies related to animated logos. These understandings can be useful for companies looking to improve their online presence and optimize their brand efforts.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRoutine searchen
dc.subjectMarcas comerciaispt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectMoving brandsen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectAttentionen
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectConsumer behavioren
dc.titleMoving brands : a search routine study on animated logospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001129369pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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