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dc.contributor.advisorMocelin, Daniel Gustavopt_BR
dc.contributor.authorZerbielli, Adriano Gustavopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-10T04:31:31Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225388pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo procura compreender as motivações e as estratégias que foram habilmente mobilizadas, tanto em caráter objetivo quanto simbólico, por cinco microempreendedores manuais, simpáticos ao movimento maker, ao assumirem a gestão de um espaço compartilhado de produção com o objetivo de viabilizarem o funcionamento dos seus negócios e também de atrair e unir novos atores sociais em torno de uma ação coletiva. O Galpão Makers está sediado em um prédio com 650 m², localizado no bairro Floresta, que integra o 4º Distrito de Porto Alegre, comportando atualmente vinte iniciativas microempreendedoras que, além de compartilharem máquinas e ferramentas, trocam experiências e saberes em um ambiente que favorece a colaboração e a interação entre os makers, contribuindo assim para o desenvolvimento e a manutenção dos seus respectivos negócios. A operacionalização da investigação ocorreu por meio da técnica do estudo de caso e da articulação dos dados que foram coletados por meio de entrevistas realizadas junto aos gestores, da observação participante realizada em visitas à organização, e também por meio da coleta de informações na fanpage do Galpão Makers no Facebook e em reportagens publicadas na internet, além de registros fotográficos próprios. Inicialmente, tomando como base os tipos de ação social concebidos por Max Weber, buscou-se compreender as motivações dos cinco gestores em assumir a gestão da organização. Em seguida, foi elaborada, por meio da ferramenta de análise estratégica organizacional denominada Matriz SWOT, um diagnóstico dos ambientes interno e externo da organização. Então, tomando como base o diagnóstico das forças internas e das oportunidades externas, foram apontadas o conjunto de estratégias que, conforme a teoria de habilidade social concebida por Neil Fligstein, foram habilmente elaboradas e implementadas pelos cinco gestores visando tanto a manutenção das iniciativas microempreendedoras lá instaladas, quanto a atração e união de novos atores sociais em torno de uma ação coletiva expressas nos valores e práticas do movimento maker. Já com bases nas fraquezas internas e nas ameaças externas, foi elaborado o diagnóstico dos desafios enfrentados pelos gestores para a manutenção das atividades da atual sede Galpão Makers, e também uma breve análise, tomando como base os indicadores socioeconômicos dos bairros que integram o 4º Distrito de Porto Alegre, da possibilidade da sua instalação em outras áreas além do bairro Floresta. Esses gestores implementam habilmente estratégias, especialmente de caráter objetivo, para se adequarem às necessidades dos microempreendedores manuais, atraindo outros agentes que, como eles, também buscam um local apropriado para o desempenho de suas atividades profissionais. Mesmo aqueles que deixam o espaço continuam reconhecendo a passagem no Galpão Makers como fundamental para o desenvolvimento dos seus negócios. Portanto, a experiência maker, enquanto oportunidade de trabalho e alternativa de inserção econômica, consistiu em um tipo de laboratório de empreendedorismo para as iniciativas alocadas na organização.pt_BR
dc.description.abstractThe present study seeks to understand the motivations and strategies that were skillfully mobilized, both objectively and symbolically, by five manual microentrepreneurs, sympathetic to the maker movement, when they assumed the management of a shared production space with the objective of making the functioning of their business and also to attract and unite new social actors around collective action. Galpão Makers is located in a 650 m² building, located in the Floresta district, which is part of the 4th District of Porto Alegre, currently comprising twenty micro-entrepreneurial initiatives that, in addition to sharing machines and tools, exchange experiences and knowledge in an environment that favors collaboration and interaction between the makers, thus contributing to the development and maintenance of their respective businesses. The operationalization of the investigation occurred through the technique of the case study and the articulation of the data that were collected through interviews carried out with the managers, through the participant observation carried out during visits to the organization, and also through the collection of information on the fanpage of the organization Galpão Makers on Facebook and in reports published on the internet, in addition to their own photographic records. Initially, based on the types of social action designed by Max Weber, we sought to understand the motivations of the five managers in taking over the management of the organization. Then, a diagnosis of the organization's internal and external environments was elaborated, using the organizational strategic analysis tool called SWOT Matrix. Then, based on the diagnosis of internal forces and external opportunities, the set of strategies was pointed out, which, according to the theory of social skill conceived by Neil Fligstein, were skillfully developed and implemented by the five managers aiming so much at maintaining the micro-entrepreneurial initiatives there installed, as the attraction and union of new social actors around a collective action expressed in the values and practices of the maker movement. Based on internal weaknesses and external threats, the diagnosis of the challenges faced by managers for maintaining the activities of the current headquarters Galpão Makers was prepared, as well as a brief analysis, based on the socioeconomic indicators of the districts that make up the 4th District. Porto Alegre, the possibility of its installation in areas other than the Floresta neighborhood. These managers skillfully implement strategies, especially of an objective nature, to suit the needs of manual microentrepreneurs, attracting other agents who, like them, also seek an appropriate place for the performance of their professional activities. Even those who leave the space continue to recognize the passage at Galpão Makers as fundamental to the development of their business. Therefore, the maker experience, as a job opportunity and an alternative for economic insertion, consisted of a type of entrepreneurship laboratory for the initiatives allocated in the organization.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectSocial skillen
dc.subjectMicroempreendedorpt_BR
dc.subjectManual microentrepreneuren
dc.subjectMaker movementen
dc.subjectMovimento makerpt_BR
dc.subjectAção coletivapt_BR
dc.subject4th District of Porto Alegreen
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS) : Aspectos econômicospt_BR
dc.titleHabilidades sociais em um espaço compartilhado de produção : estudo de caso sobre o galpão makers de Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001129729pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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