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dc.contributor.advisorPeixoto, Marta Silveirapt_BR
dc.contributor.authorLeite, Lucas Loff Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-10T04:31:43Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225413pt_BR
dc.description.abstractParte da força dos projetos de Paulo Mendes da Rocha reside numa relação de tensão com os lugares e os terrenos onde se inserem, implantando o projeto de tal forma que o lote e o solo se tornam artefatos inseparáveis da composição. Se olharmos os projetos de PMdR e imaginarmos a remoção dos edifícios dos lotes onde estão inseridos, notaremos que, inúmeras vezes, esta deixaria cicatrizes bastante significativas na topografia, e talvez, pedaços da construção em si. Entretanto, essa experiência imaginativa resulta completamente diferente em grande parte dos edifícios modernos, cuja remoção deixaria praticamente intacta a paisagem na qual estão inseridos. Mesmo havendo, nos últimos anos, exaustivos e muito competentes estudos a respeito da obra de Mendes da Rocha, a atenção lançada por diversos autores ao tema proposto – a relação do edifício com o solo – ainda admite novas abordagens quanto aos reflexos espaciais e às recorrências de certas atitudes nas tomadas de partido. Pretende-se por meio desse estudo dar mais atenção ao tema específico sem jamais reduzir as obras do arquiteto a essa questão. Tendo em vista o amplo número de obras produzidas por PMdR e a impossibilidade de tratar do universo completo delas, no presente trabalho serão analisadas, especificamente, a Casa Gaetano Miani 01 (1958), a Casa Lygia e Newton Carneiro (1973) e a Casa Arlindo Carvalho Pinto (1974), que, apesar da pequena escala (se comparadas aos museus e aos estádios), servem para elucidar como nas obras do arquiteto existe uma relação peculiar na forma como o edifício e o terreno interagem. A partir da análise específica dessas três obras residenciais, será lançado um olhar panorâmico, buscando similaridades das atitudes projetuais identificadas na descrição das obras específicas, com outros edifícios, também projetados por PMdR, que tratem de forma análoga a relação do edifício com o terreno e o solo, a fim de verificar se existe uma recorrência no tema do redesenho topográfico, como forma de compor a arquitetura na obra do autor. Ciente da impossibilidade do esgotamento do assunto, há neste trabalho o anseio claro de servir de base para aprofundamentos e estudos futuros.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRocha, Paulo Mendes da, 1928-pt_BR
dc.subjectArquitetura moderna : Brasilpt_BR
dc.subjectArquitetura moderna : São Paulo (SP)pt_BR
dc.titlePaulo Mendes da Rocha em solo : o projeto do edifício e seus redesenhos topográficospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001129725pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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