Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorScheffer, Angela Beatriz Busatopt_BR
dc.contributor.authorPereira, Paola Lourenzipt_BR
dc.date.accessioned2021-08-10T04:32:16Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225486pt_BR
dc.description.abstractO mundo do trabalho tem sofrido mudanças com o passar dos anos. Cada dia mais as pessoas tem buscado satisfação no exercício da profissão que escolhem, e não medem tempo nem esforços para alcançar o sonhado reconhecimento. O trabalho dentro de um setor de emergência está além do conhecimento de rotinas, é um trabalho que tem suas peculiaridades como a incerteza do desconhecido, o apoio a pacientes nos momentos de sua dor, e também o estresse ocasionado pelas longas horas de trabalho em regime de plantão. Estudos de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tem estado presente dentro das instituições para ajudar a identificar fatores que podem trazer melhorias para os trabalhadores. O presente trabalho realizou uma pesquisa qualitativa, por meio de 25 entrevistas, e objetivou verificar a percepção dos servidores de uma Unidade de Pronto Atendimento da região metropolitana de Porto Alegre. Verificou-se que os entrevistados associaram a QVT principalmente com a boa remuneração recebida, a carga horária desempenhada e os relacionamentos interpessoais constituídos no trabalho. Enquanto fatores que podem influenciar negativamente para a QVT foi apontada a falta de recursos para desempenhar as atividades rotineiras e a carência de treinamentos para os servidores. Apesar das dificuldades presentes no cotidiano desses trabalhadores, há uma percepção de que o trabalho desempenhado por eles e pela instituição representa papel importante para a população do Município de Cachoeirinha.pt_BR
dc.description.abstractThe world of labor has been through several changes over the years. More and more people have sought satisfaction in the exercise of the profession they choose and do not measure time or effort to achieve their dreamed recognition. Work within an emergency room goes beyond the knowledge of routines; it has its peculiarities such as the uncertainty of the unknown, the assistance to patients at moments of grief, and the stress caused by long hours of work on duty. Quality Life at workplace (QVT) studies have been frequent within institutions to help identify factors that can bring improvements for workers. The present work conducted qualitative research through 25 interviews and aimed to verify the public servers’ perception of an Emergency Care Unit in the metropolitan region of Porto Alegre. Interviewees mainly associated the following factors with QVT: High remuneration, amount of workload performed as well as the interpersonal relationships constituted at work. Lack of resources to perform routine activities as well as lack of training for the servers was pointed out as factors that may negatively influence QVT. Despite the present difficulties in their daily lives, there is a perception that the work performed by them and the institution itself represents a crucial role for the population of the municipality of Cachoeirinha.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectQuality of life at worken
dc.subjectProfissionais da saúdept_BR
dc.subjectEmergency care uniten
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.titleQualidade de vida no trabalho na Unidade de Pronto Atendimento de Cachoeirinhapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001129680pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples