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dc.contributor.authorSastre, Cibelept_BR
dc.date.accessioned2021-08-11T04:49:01Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1519-275Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225565pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta experimentos realizados em pesquisa sobre a produção de conhecimentos em dança através de práticas performativas conduzidas por ferramentas de análise de movimento de LMA/BF através de improvisações mais ou menos estruturadas. Os experimentos aqui apresentados não representam o todo da pesquisa, mas ilustram como calouros de cursos superiores de dança entraram em contato com procedimentos que articulam prática e teoria através de proposições dançantes e alternâncias entre prática, observação e registro. A mediação dos fluxos das improvisações e as ferramentas oferecidas aos experimentos, ainda que não explicitamente nomeadas como um sistema de análise de movimento tornam-se estratégias de relação e cercam metodologicamente o tratamento dado aos experimentos. Conclui-se questões sobre a ampliação de noções de dança, bem como sobre a reflexividade das impressões da observação e leitura de movimento na escolha do que e como são registrados graficamente os movimentos pelos quais cada participante é afetado ao longo de uma improvisação.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents some experiments from a dance research about knowledge production through performative practices led by LMA/ BF tools for improvisation. Experiments do not represent the whole in research, but illustrate how new graduate students acknowledge procedures of practice - theory. They are led into an alternating procedure of dance practice, observation and register. The mediation of improvisation flow and tools turn into strategies of relationship and become methodological treatment for each experiment. By these experiments it is possible to say that dance basics are extended. It is also presented the reflexivity of the observation and dance reading by looking at the chosen elements in individual graphic register. It shows how each participant is affected by others’ dances.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCena. Porto Alegre. N. 22 (jul./out. 2017), p. 101-115.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDance readingen
dc.subjectLMA/BFen
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectGraphic registersen
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.subjectPedagogic Experimentsen
dc.subjectImprovisationen
dc.titleEscritas de si na observação do outro : procedimentos com lma/bf1 na condução e leitura da dança em experimentos pedagógicos com improvisaçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001104423pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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