Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorBoudier, Marionpt_BR
dc.contributor.authorMassa, Clovis Diaspt_BR
dc.date.accessioned2021-08-13T04:37:07Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1519-275Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/225598pt_BR
dc.description.abstractEste artigo propõe uma descrição e uma teorização do trabalho dramatúrgico realizado por Marion Boudier ao lado do autor-encenador Joël Pommerat para a criação de Ça ira (1) Fin de Louis (criado em 2015 e apresentado na Mostra Internacional de Teatro de São Paulo em 2016). Como trabalhar a partir dos arquivos da Revolução francesa para acompanhar um autor-encenador que escreve seus textos com a cena durante os ensaios? Marion Boudier apresenta o que ela denomina de «dramaturgia prospectiva e documentária». Este acompanhamento da escritura se distingue das práticas clássicas da dramaturgia. Com efeito, para entrar na escritura, Joël Pommerat dirigiu seus atores em improvisações longamente preparadas e nutridas por uma importante documentação histórica: em vez de esclarecer um texto prévio com a finalidade de transpô-lo para a cena, o trabalho dramatúrgico consiste então, nesse caso, em propor uma matéria documental pertinente para o tema escolhido e potencialmente rica para o teatro, então reagir a suas evoluções cênicas. Desse modo, a dramaturgia é uma espécie de investigação, levada a serviço do autor-encenador e de seus atores ao longo do processo de criação.pt_BR
dc.description.abstractThis article proposes a description and theorization of the dramaturgical work done by Marion Boudier alongside author-director Joël Pommerat for the creation of Ça ira (1) Fin de Louis (created in 2015 and represented at São Paulo International Theater Exhibition in 2016). How to work from the archives of the French Revolution to accompany an author-director who writes his texts with the scene during rehearsals? Marion Boudier presents what she calls “prospective and documentary dramaturgy”. This accompaniment of scripture is distinguished from classical dramaturgy practices. In order to enter scripture, Joël Pommerat directed his actors in long-prepared and nourished improvisations for an important historical documentation. Rather than clarifying a previous text with the purpose of transposing it into the scene, the dramaturgical work then consists in proposing a documentary material relevant to the chosen theme and potentially resourceful for the theater, then reacting to its scenic evolutions. This way, the dramaturgy is a kind of investigation, carried out at the service of the author-director and his actors throughout the process of creation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCena. N. 29 (set./dez. 2019), p. 33-41pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDramaturgyen
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectProspectionen
dc.subjectDocumentaçãopt_BR
dc.subjectRevolução Francesapt_BR
dc.subjectDocumentation (archive)en
dc.subjectStage writingen
dc.subjectFrench Revolutionen
dc.titleO exemplo de uma dramaturgia prospectiva e documentária para Ça ira (1) Fin de Louis, de Joël Pommeratpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001129642pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem