Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorWestheimer, Joelpt_BR
dc.contributor.authorFajardo, Ananyr Portopt_BR
dc.contributor.authorGandin, Luis Armandopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-31T04:19:50Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/226294pt_BR
dc.description.abstractAs políticas atuais de reforma escolar que enfatizam os testes padronizados e um currículo limitado deixam os estudantes carentes de habilidades necessárias para participarem efetivamente em sociedades democráticas. Este artigo apresenta estas reformas como inadequadas, embasando-se em pesquisas que examinam programas escolares que procuram ensinar a boa cidadania para detalhar três visões de cidadania comumente encontradas em programas escolares: pessoalmente responsável, participativo e orientado para a justiça social. A cidadania pessoalmente responsável é a mais comumente buscada, mas tem pouca relação com o pensamento e a ação democrática. O artigo é concluído com três recomendações para a prática.pt_BR
dc.description.abstractCurrent school reform policies that emphasize standardized tests and a narrow curriculum leave students without skills they need to participate effectively in democratic societies. This article exposes these reforms as inadequate and draws on research regarding school-based programs that seek to teach good citizenship to detail three visions of citizenship commonly found in school programs: personally responsible, participatory, and social justice-oriented. Personally responsible citizenship is the most commonly pursued but has little to do with democratic thought and action. The article concludes with three recommendations for practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 40, n. 2 (abr./jun. 2015), p. 465-484pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectCivic engagementen
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEducação democráticapt_BR
dc.subjectJustiça socialpt_BR
dc.titleEnsino para a ação democráticapt_BR
dc.title.alternativeTeaching for democratic action en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000969217pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem