Ensino para a ação democrática
dc.contributor.author | Westheimer, Joel | pt_BR |
dc.contributor.author | Fajardo, Ananyr Porto | pt_BR |
dc.contributor.author | Gandin, Luis Armando | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-31T04:19:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-3143 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/226294 | pt_BR |
dc.description.abstract | As políticas atuais de reforma escolar que enfatizam os testes padronizados e um currículo limitado deixam os estudantes carentes de habilidades necessárias para participarem efetivamente em sociedades democráticas. Este artigo apresenta estas reformas como inadequadas, embasando-se em pesquisas que examinam programas escolares que procuram ensinar a boa cidadania para detalhar três visões de cidadania comumente encontradas em programas escolares: pessoalmente responsável, participativo e orientado para a justiça social. A cidadania pessoalmente responsável é a mais comumente buscada, mas tem pouca relação com o pensamento e a ação democrática. O artigo é concluído com três recomendações para a prática. | pt_BR |
dc.description.abstract | Current school reform policies that emphasize standardized tests and a narrow curriculum leave students without skills they need to participate effectively in democratic societies. This article exposes these reforms as inadequate and draws on research regarding school-based programs that seek to teach good citizenship to detail three visions of citizenship commonly found in school programs: personally responsible, participatory, and social justice-oriented. Personally responsible citizenship is the most commonly pursued but has little to do with democratic thought and action. The article concludes with three recommendations for practice. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 40, n. 2 (abr./jun. 2015), p. 465-484 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Civic engagement | en |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Educação democrática | pt_BR |
dc.subject | Justiça social | pt_BR |
dc.title | Ensino para a ação democrática | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching for democratic action | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000969217 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39149)Ciências Humanas (6693)