Show simple item record

dc.contributor.advisorHenriques, Renato Ventura Bayanpt_BR
dc.contributor.authorPreuss, Evandropt_BR
dc.date.accessioned2021-09-14T04:27:59Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229757pt_BR
dc.description.abstractA utilização de ferramentas tecnológicas na educação é bastante disseminada no Brasil e no mundo, porém, quando envolve educação inclusiva, especialmente com crianças com deficiência intelectual ou autismo, existem poucas soluções e recursos tecnológicos disponíveis. O uso de interfaces tangíveis para fins educacionais apresenta consideráveis vantagens e pode proporcionar um incremento no engajamento e motivação dos estudantes e se revelando um recurso de tecnologia assistiva adequado para a educação. Um dos principais problemas encontrados para a utilização de mesas tangíveis no ambiente educacional é a ausência de softwares para a sua programação e uso que atendam às necessidades educacionais e que sejam fáceis de utilizar, especialmente por educadores que não dominam a lógica de programação. A presente tese tem por objetivo criar uma plataforma digital para produção de recursos educacionais baseados em mesa tangível, que atendam à diversidade para a educação inclusiva. Para isso, um levantamento de necessidades pedagógicas e as questões de acessibilidade para a interação tangível no contexto inclusivo são analisadas e é desenvolvido um editor intuitivo e de fácil utilização para criação de recursos educacionais, juntamente com um player para executar as aplicações em mesas tangíveis e que permite a simulação em computadores, tablets e smartphones. Uma avaliação da usabilidade do editor e do player com as aplicações para mesa tangível e a viabilidade e utilidade da proposta é realizada e é apresentada uma especificação para a construção e montagem de uma mesa de baixo custo. Assim, este estudo apresenta uma proposta de uso da mesa tangível na educação inclusiva, juntamente com uma ferramenta de autoria para a construção de aplicativos e a plataforma necessária para sua execução, desenvolvidos especificamente para este propósito. Esta plataforma pode ser utilizada como um instrumento de mediação tecnológica, de forma interativa e intuitiva por educadores e estudantes, para o desenvolvimento e utilização de atividades pedagógicas num contexto inclusivo. A plataforma desenvolvida e o editor reúnem, numa única ferramenta, diversas características importantes apresentadas em trabalhos relacionados e apresenta, ainda, vários recursos inovadores para a produção de aplicações para mesa tangível.pt_BR
dc.description.abstractUse of technological tools in education is widespread in Brazil and in the world, however when it involves inclusive education, especially with children with intellectual disabilities or autism, there are few technological solutions and resources available. Tangible interfaces use for educational purposes has considerable advantages and can provide an increase in student engagement and motivation, and have proved to be suitable for assistive technology resources for education. One of the main problems found for the use of tangible tabletops in the educational environment is the absence of software for their programming and use that meet educational needs and that are easy to use, especially by teachers who do not master the programming logic. This thesis aims to create a digital platform for the production of educational resources based on a tangible tabletop, to contemplate diversity for inclusive education. For this, a survey of pedagogical needs and accessibility issues for tangible interaction in the inclusive context are analyzed and an intuitive and user-friendly editor is developed for creating educational resources, along with a player to run the applications on tangible tabletop and that allows simulation on computers, tablets and smartphones. An evaluation of the editor and player usability with the tangible tabletop applications and the feasibility and usefulness of the proposal is carried out and is presented a specification for the construction and assembly of a low-cost table. Thus, this study presents a proposal for using the tangible table in inclusive education, together with an authoring tool for building applications and the platform needed for its execution, developed specifically for this purpose. This platform can be used as an instrument of technological mediation, in an interactive and intuitive way by teachers and students, for the development and use of pedagogical activities in an inclusive context. The developed platform and the editor bring together in a single tool, several important features presented in related works and also presents several innovative resources for the production of applications to a tangible tabletop.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTangible tabletopen
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAssistive technologyen
dc.subjectAuthoring toolen
dc.titleNIDABA : plataforma digital para produção de recursos educacionais inclusivos baseados em mesa tangívelpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coBaldassarri, Sandrapt_BR
dc.identifier.nrb001131242pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record