Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMesquita, Nanci Felixpt_BR
dc.contributor.authorVazquez, Ana Claudia Souzapt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Maria de Lourdes Custódiopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Daniela Giotti dapt_BR
dc.contributor.authorMattos, Larissa Gomes dept_BR
dc.date.accessioned2021-09-15T04:32:06Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1517-3852pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229827pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: analisar os aspectos dificultadores na doação de sangue e as estratégias para captação de doadores. Méto- dos: estudo qualitativo realizado com 12 doadores. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada e foram analisadas por Análise de Conteúdo. Resultados: em relação aos aspectos dificultadores, foram pontuadas a falta de tempo e a pouca flexibilidade nos horários de aten- dimento, o deslocamento no acesso ao serviço e o medo do processo de doação. Como estratégias de captação, os en- trevistados verbalizam sobre a divulgação e campanhas in- ternas nas empresas, educação nas escolas e universidades, fidelização de doadores, flexibilidade nos horários do hemo- centro e unidades móveis para doação de sangue em pontos estratégicos da cidade. Conclusão: os doadores pontuaram dificuldades e sugestões de estratégias, constituindo-se em informações relevantes para propostas inovadoras que auxi- liem no processo de captação de novos doadores de sangue. Descritores: Enfermagem; Serviço de Hemoterapia; Doado- res de Sangue; Saúde; Estratégias.pt_BR
dc.description.abstractObjective: to analyze the aspects that hinder blood dona- tion and strategies to attract donors. Methods: qualitative study conducted with 12 donors. The data was collected through semi-structured interviews and analyzed using Content Analysis. Results: regarding the complicating as- pects, the lack of time and little flexibility in service hours, the displacement in accessing the service and the fear of the donation process were scored. As strategies for attrac- tion, the interviewees talked about the dissemination and internal campaigns in companies, education in schools and universities, loyalty of donors, flexibility in the hours of the blood center and mobile units for blood donation at strate- gic points in the city. Conclusion: donors pointed out diffi- culties and suggestions for strategies, constituting relevant information for innovative proposals that help in the pro- cess of attracting new blood donors.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista RENE: Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste. Vol. 22, e70830 (2021), p. 1-9pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHemotherapy Serviceen
dc.subjectServiço de hemoterapiapt_BR
dc.subjectBlood Donorsen
dc.subjectDoadores de sanguept_BR
dc.titleDificuldades e estratégias relacionadas com a doação de sangue em um serviço de hemoterapiapt_BR
dc.title.alternativeDifficulties and strategies related to blood donation in a hemotherapy service en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001128832pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples