Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorAlbernaz, Renata Ovenhausenpt_BR
dc.contributor.authorAzevêdo, Aristonpt_BR
dc.contributor.authorFaé, Rogériopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-17T04:27:58Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2318-0498pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229933pt_BR
dc.description.abstractA prática pedagógica centrada na exclusiva assimilação cognitiva de conceitos tem-se demonstrado limitada na compreensão de teorias críticas decoloniais. Mesmo representando fatos de escala estrutural, tem-se por pressuposto que é preciso aproximar tais teorias de sua decodificação, pelos estudantes, a partir de suas vivências, permitindo-lhes assimilação crítica e tomada de posição pessoal e cidadã. Das várias possibilidades pedagógicas com esse pressuposto, nesta pesquisa se problematiza: pode o método psicodramático ajudar a desenvolver práticas de pedagogia decolonial? A base desta pesquisa foi uma pesquisa-ação, em projeto de extensão universitária, realizado com estudantes e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018–2019), cujas análises realizaram-se sobre as categorias de relação pedagógica: (1) os potenciais do método psicodramático em uma educação decolonial; (2) a ação de facilitação do professor; (3) posições e percepções dos alunos; e (4) os desafios do método diante estrutura de ensino superior de que dispomos.pt_BR
dc.description.abstractPedagogical practice focused on the exclusive cognitive assimilation of concepts has been limited in the effect of improving the understanding of Decolonial Critical Theories. Even though these theories represent facts of a structural scale, and thus of a high level of abstraction, we presuppose that it is necessary to bring them closer to the students’ experiences so that they can be better decoded. This allows students to improve their critical assimilation and their personal and citizen position taking. There are several pedagogical possibilities with this assumption, but in this research, we problematize: can J.L. Moreno’s psychodramatic method help to develop decolonial pedagogical practices? The basis of this article was the development of a university extension project, with the participation of students and teachers at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018–2019), from which this article lists reflections on: (1) potentials of the method; (2) role of the teacher; (3) students’ perceptions; (4) challenges of the methoden
dc.description.abstractLa práctica pedagógica centrada en la asimilación cognitiva exclusiva de conceptos se ha visto limitada en el efecto de mejorar la comprensión de las Teorías Críticas Decoloniales. Si bien estas Teorías representan hechos de escala estructural y, por tanto, de alto nivel de abstracción, suponemos que es necesario acercarlos a las experiencias de los estudiantes para que sean mejor decodificados. Esto permite a los estudiantes mejorar su asimilación crítica y la toma de una posición personal y ciudadana. Hay varias posibilidades pedagógicas con este supuesto, pero en esta investigación se problematiza: ¿puede el método psicodramático de J.L. Moreno ayudar a desarrollar prácticas pedagógicas descoloniales? La base de este artículo fue el desarrollo de un proyecto de extensión universitaria, con la participación de estudiantes y profesores de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018-2019), a partir del cual este artículo enumera reflexiones sobre: (1) potencialidades del método; (2) el papel del maestro; (3) las percepciones de los estudiantes; (4) desafíos del método.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Psicodrama. São Paulo. Vol. 29, n. 3 (set./dez. 2021), p. 214-224pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsychodramaen
dc.subjectPsicodramapt_BR
dc.subjectDecolonialityen
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectClassroom experiencesen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCritical studiesen
dc.titlePedagogia decolonial psicodramáticapt_BR
dc.title.alternativeDecolonial psychodramatic pedagogy en
dc.title.alternativePedagogía psicodramática decolonial es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001131251pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem