Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLópez Bello, Samuel Edmundopt_BR
dc.contributor.authorTraversini, Clarice Saletept_BR
dc.date.accessioned2021-09-23T04:20:52Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn0103-636Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230102pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo problematizar o saber estatístico e sua curricularização nos diferentes níveis de ensino. Mobilizando a ideia foucaultiana de governamentalidade, a discussão sugere um olhar político sobre a Estatística como domínio de saber científico, assim como leva a pensar essa curricularização no âmbito dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica como domínio de saber orientado para o governamento do próprio indivíduo. Nesse contexto, o saber estatístico e sua curricularização se tornam tecnologias para orientação de condutas no quadro de uma racionalidade governamental contemporânea.pt_BR
dc.description.abstractThis article examines statistical knowledge and its inclusion in the curriculum at different teaching levels. Using Foucault’s notion of governmentality, we suggest a political look at statistics as a domain of scientific knowledge and analyze its inclusion in the curriculum according to the National Guidelines for Elementary Education as a knowledge domain directed at governing the individual. We show how statistical knowledge and its inclusion in the curriculum have become technologies to guide conduct in the context of contemporary governmental rationality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBolema. Rio Claro, SP. Vol. 24, n. 40 (dez. 2011), p. 855-871pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGovernmentalityen
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectStatistical Educationen
dc.subjectGovernopt_BR
dc.subjectNational Curriculum Parametersen
dc.subjectCurriculumen
dc.titleSaber estatístico e sua curricularização para o governamento de todos e de cada umpt_BR
dc.title.alternativeStatistical knowledge and its inclusion in the curriculum to govern one and all en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000794024pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples