Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWottrich, Laurapt_BR
dc.contributor.authorPaiva, Maria Eduarda Brennerpt_BR
dc.date.accessioned2021-10-01T04:26:55Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230410pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho surgiu a partir do seguinte problema: “Como a imagem da dupla Gre-Nal é vista pelas suas torcidas em relação à violência de gênero e à figura da torcida feminina?”, e tem por objetivo geral analisar os processos de identificação das torcidas da dupla Gre-Nal a partir dos posicionamentos do clubes sobre casos de violência de gênero e sobre a imagem da mulher torcedora, a fim de compreender qual a visão das torcidas do Grêmio e do Internacional sobre violência dentro dos estádios, principalmente violência simbólica de gênero, e como é vista a imagem e representação da mulher torcedora. Além disso, possui quatro objetivos específicos: 1) Investigar o posicionamento de comunicação dos clubes em relação à imagem da torcida feminina e do machismo, por meio das suas páginas oficiais do Facebook e das Notas Oficiais; 2) Averiguar o entendimento da torcida da dupla Gre-Nal sobre o que é considerado violência de gênero; 3) Analisar as percepções das torcidas sobre o posicionamento dos clubes em relação à torcida feminina e aos casos de machismo; 4) Compreender quais sentidos são acionados pelas mulheres torcedoras em relação a suas identificações com seus clubes. Metodologicamente, para verificar o posicionamento dos clubes frente a casos de machismo nas torcidas foi realizada uma Pesquisa Documental (Gil 2008) nas Notas Oficiais e no Facebook do Grêmio e do Internacional. Ademais, foi realizado um Questionário para as torcidas de ambos os clubes, que teve um total de 393 respondentes, sendo 254 homens e 139 mulheres. Para elucidar o debate do futebol como fenômeno social, foram utilizados os autores Murad (2007; 2013), Damo (1998; 2002; 2005), Benalcázar-Luna e Venegas (2015) e Pimenta (1997; 2003); e para analisar a identidade, imagem e posicionamento dos clubes foram utilizadas as abordagens de Kunsch (2003), Sacchet (2008) e Baldissera (2004; 2006; 2007; 2008). Verificou-se, por fim, que há pouco posicionamento dos clubes nas redes analisadas, e que as torcidas percebem essa lacuna no posicionamento frente a questões de gênero. Ficou evidente que a maioria das torcidas lembra da violência como algo físico, e poucas vezes ela é relembrada em sua forma simbólica. Além disso, notou-se que a grande maioria das mulheres torcedoras não se sente representada pelos seus clubes, além de não se sentirem confortáveis e seguras de irem aos estádios dos clubes sozinhas. A desigualdade no tratamento de torcedoras e torcedores, tanto pelos clubes, quanto pelas torcidas, ficou evidente ao final da pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to study the following problem: “How is the image of the Gre-Nal duo seen by their fans in relation to gender violence and the figure of the female fans?”, and has the main goal of analyzing the processes of identification from the supporters of the Gre-Nal duo from the club's positions on cases of gender violence and on the image of the female supporters, in order to understand what is the view of the supporters of Grêmio and Internacional on violence inside stadiums, mainly symbolic gender violence, and how the image and representation of the female supporter is seen. In addition, it has four specific objectives: 1) Investigate the position of the clubs communication in relation to the image of female fans and sexism, through their Facebook pages and Official Notes; 2) Ascertain the understanding of the Gre-Nal fans about what is considered gender violence; 3) Analyze the perceptions of the fans about the positioning of the clubs in relation to female fans and cases of sexism; 4) Comprise what are the senses that are triggered by women supporters in relation to their identifications with their clubs. Methodologically, a documentary research (Gil 2008) was carried out in the Official Notes and on Grêmio’s and Internacional’s Facebook accounts to verify the position of the clubs in the face of sexism in the crowd. In addition, a questionnaire was conducted for the fans of both clubs, which had a total of 393 respondents, 254 men and 139 women. To elucidate the football debate as a social phenomenon, the following authors were used, Murad (2007; 2013), Damo (1998; 2002; 2005), Benalcázar-Luna and Venegas (2015) and Pimenta (1997; 2003); and to analyze the identity, image and positioning of the clubs, the approaches of Kunsch (2003), Sacchet (2008) and Baldissera (2004; 2006; 2007; 2008) were used. Finally, it was found that there is few positioning of the clubs in the analyzed social media, and that the fans perceive this gap in their positioning in relation to gender issues. In addition, it was evident that most of the fans remember violence as something physical, and it is rarely remembered in its symbolic form. Furthermore, it was noticed that the vast majority of women fans do not feel represented by their clubs, likewise not feeling comfortable and safe to go to the stadiums of the clubs alone. The inequality in the treatment of supporters, by the clubs and by the fans, was evident at the end of the research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocceren
dc.subjectViolência de gêneropt_BR
dc.subjectGestão de marcaspt_BR
dc.subjectViolenceen
dc.subjectWomenen
dc.title“Rivais em campo, irmãs na luta”: uma análise das identificações das torcidas da dupla Gre-Nal sobre o posicionamento dos clubes em relação à violência de gênero nos estádiospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001131341pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples