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dc.contributor.advisorRamos, Paula Vivianept_BR
dc.contributor.authorGroisman, Diego da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-09T04:54:46Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230601pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa discute dois importantes eventos promovidos pelo Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul (IBA-RS, atual Instituto de Artes da UFRGS) no ano de 1958: o I Congresso Brasileiro de Arte e o I Salão Pan-Americano de Arte. Idealizados para celebrar os cinquenta anos da instituição, ambos foram organizados por uma competente equipe comandada pelo então diretor do IBA, Tasso Bolívar Dias Corrêa. Acontecimentos de relevância nacional, o congresso e o salão atraíram a Porto Alegre centenas de artistas, críticos e jornalistas, e seu impacto pode ser observado pela expressiva repercussão na mídia impressa do período, que soma mais de 250 reportagens e notas publicadas em jornais e revistas do País. Os eventos reuniram: [1] no Congresso, cerca de 400 intelectuais de várias regiões do Brasil, que discutiram questões relativas às artes visuais, à literatura, à música, ao teatro e à arquitetura, muitas das quais ainda tristemente atuais nos dias de hoje, como a valorização do artista e a importância do investimento na educação para a arte e na formação de público; já [2] no Salão, foram vistas obras de artistas oriundos de diversos estados brasileiros, bem como de países do continente, com destaque para a representação uruguaia, que exibiu obras articuladas, majoritariamente, a uma visualidade abstrato-construtivista, o que havia de mais inovador naquele momento. A partir de amplo levantamento e análise de documentos, sobretudo de textos de imprensa preservados junto ao Arquivo Histórico do Instituto de Artes da UFRGS, a dissertação investiga as estratégias e alguns impactos dos eventos; analisa, igualmente, o protagonismo e os propósitos de Tasso Corrêa, que no bojo das festividades propunha a criação da Universidade das Artes e do Ministério das Artes, instituições inéditas no campo cultural do País, bem como sublinha o desempenho de Erico Verissimo, um dos mais respeitados escritores brasileiros, com atuação na União Pan-Americana, nos Estados Unidos, e que também assumiu papel chave na organição dos eventos. Cotejando distintos aspectos, a pesquisa sustenta que, no âmbito das comemorações em torno do cinquentenário do IBA e do que essa instituição representava para o contexto sulino e nacional, o salão e o congresso de 1958 anteciparam aspectos que só seriam discutidos e implementados futuramente, bem como defenderam, talvez de modo inédito no contexto brasileiro, até então, o lugar da arte.pt_BR
dc.description.abstractThis research examines two important events promoted by the Institute of Fine Arts of Rio Grande do Sul (IBA-RS, current UFRGS Institute of Arts) in 1958: the 1st Brazilian Congress of Art and the 1st Pan-American Art Salon. Intended to celebrate the institute's 50th anniversary, both were organized by a competent team led by then director of the IBA, Tasso Bolívar Dias Corrêa. Events of national relevance, the Congress and the Salon attracted hundreds of artists, critics and journalists to Porto Alegre, and their impact can be seen in their significant representation in the printed media of the period, totaling more than 250 reports and notes published in newspapers and magazines. The events brought together: [1] in Congress, roughly 400 intellectuals from various regions of Brazil, discussing issues related to the visual arts, literature, music, theatre and architecture; sadly much of their discussion is still relevant today, especially in relation to the current political context of the country, such as the valorization of artists and the importance of investment in art education and public presentation. [2] at the Salon, there were works by artists from different Brazilian states and other countries of the continent, thus effectively international, with an emphasis on Uruguayan representation, exhibiting works linked mostly to abstract-constructivist visuality, the most innovative of the time. Based on an extensive survey and analysis of documents, especially texts published in newspapers and magazines of the period, preserved in the Historical Archive of the UFRGS Institute of Arts, the dissertation investigates the strategies and impacts of these events. It also analyzes the role and intent of Tasso Corrêa, whose proposal for the installation of a Ministry of Arts and a University of Arts was notorious that time, as well underlining the contributions of Erico Verissimo, one of the most respected Brazilian writers of the time, having an important voice in the Pan-American Union, in the United States, and also a significant role in the organization of both events. Examining these different aspects, the research contends that, in the midst of celebrations for the fiftieth anniversary of the IBA and what the institution represented, the 1958 Salon and Congress defended, perhaps in an unprecedented way in the context of Brazil at the time, the place of art in society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCorrêa, Tasso Bolivar Dias, 1901-1977pt_BR
dc.subject1st Brazilian Congress of Arten
dc.subjectCongresso Brasileiro de Arte (1. 1958 Porto Alegre, RS)pt_BR
dc.subject1st Pan-American Art Salonen
dc.subjectSalão Pan-Americano (1. 1958 Porto Alegre, RS)pt_BR
dc.subjectInstitute of Fine Arts of Rio Grande do Sulen
dc.subjectInstituto de Belas Artes do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.titleI Congresso Brasileiro de Arte e I Salão Pan-Americano de Arte (1958) : o lugar da arte em debatept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001132404pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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