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dc.contributor.advisorPerlin, Marcelo Schererpt_BR
dc.contributor.authorFagundes, Lucas Machadopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-11T04:30:11Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/231704pt_BR
dc.description.abstractO estudo buscou investigar se um mecanismo cognitivo identificado como a heurística da ancoragem exerce influência no processo decisório em profissionais atuantes como Agentes Autônomos de Investimentos. Para tal, uma pesquisa quantitativa envolvendo 100 (cem) profissionais foi realizada. A pesquisa utilizou-se de um modelo já existente e foi dividida em duas etapas. Na primeira, uma parte dos entrevistados fornecera estimativas numéricas para uma questão. Na segunda parte da pesquisa, o grupo restante de profissionais foi dividido em dois grupos e cada um deles foi apresentado a um valor oriundo da primeira etapa do procedimento. Com base nas estimativas dos três grupos, a análise dos resultados permitiu a conclusão de que a heurística da ancoragem exerceu influência nos profissionais, mesmo com a proximidade dos profissionais com o assunto. Entretanto, diferenças particularidades foram encontradas, onde alguns resultados não foram os mesmos encontrados em experimentos realizados anteriormente. Espera-se que o trabalho contribua para o campo das finanças comportamentais e que forneça subsídios para experimentos futuros envolvendo a heurística da ancoragem.pt_BR
dc.description.abstractThe study sought to investigate if a cognitive mechanism, identified as Anchorage Heuristic, influences the decision-making process in professionals acting as Financial Advisors. For this, a quantitative research involving 100 professionals was applied. The research used an already existing model and was made in two stages. In the first part, some of the respondents provided numerical estimates for the referred question. In the second part of the research, the remaining group of professionals was divided in two groups and each group was presented with a value originated in the first stage of the procedure. Based on the estimates of the three groups, the analysis of the results allowed the conclusion that the Anchorage Heuristic exerts influence on the professionals, even with the professionals' familiarity to the subject. However, peculiarities were found and some results were not in line with the previous experiments. The work expects to contribute to the Behavioral Finance knowledge and provide subsidies for future experiments involving the Anchorage Heuristics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBehavioral financeen
dc.subjectHeurísticapt_BR
dc.subjectFinanças comportamentaispt_BR
dc.subjectFinancial advisorsen
dc.subjectAdministração financeirapt_BR
dc.subjectAnchroageen
dc.titleHeurística da ancoragem na estimativa de valores por agentes autônomos de investimentospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001108606pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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