Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRobaina, Jose Vicente Limapt_BR
dc.contributor.authorRosa, Sabrina Silveira dapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-18T04:24:08Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/231939pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa desta dissertação foi realizada em uma escola municipal do/no Campo, de séries iniciais, que atende 75 educandos, em turno integral, com turmas multiseriadas, localizada nas dependências de um assentamento do Movimento Sem Terra (MST). A mesma possui como principal projeto o Clube de Ciências Saberes do Campo (CCSC), que está em atividade desde o ano de 2016, e foi investigado neste trabalho através de uma pesquisa de estudo de campo, com abordagem qualitativa e exploratória. Os dados da pesquisa nos trazem quais conteúdos foram mais relevantes para os educandos participantes deste Clube de Ciências durante o período de 2016 a 2019. Esta pesquisa realizou ainda, um levantamento bibliográfico da inserção da Educação do/no Campo de Nova Santa Rita a partir de 2013 e seu contexto histórico. Os participantes da pesquisa foram doze educandos do pré-escolar II e primeiro ano que responderam um questionário com questões abertas e fechadas em escala do tipo Likert, dezenove educandos do segundo ao quinto ano, que responderam um questionário de dez questões (seis questões abertas, duas questões fechadas e uma de múltipla escolha), seis educadoras e doze familiares que participaram de uma entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados foi utilizada Análise Textual Discursiva (ATD) seguindo os padrões exigidos pelo método conforme Moraes e Galiazzi (2016). Os resultados revelaram a importância das atividades do Clube de Ciências para os educandos da escola em estudo, onde os mesmos usam os conhecimentos do Clube em suas casas, com seus familiares buscando a preservação da saúde e do meio ambiente, como também levando informações e questionamentos relacionando aos conteúdos escolares ao meio em que vivem. Também foi possível observar que o Clube de Ciências Saberes do Campo dialoga com a Educação do Campo, Educação em Ciências e a Aprendizagem Significativa se distanciando do engessamento proporcionado pelos livros didáticos e buscando saberes para além dos muros da escola, contemplando conhecimentos que fazem sentido para a vida.pt_BR
dc.description.abstractThe research of this dissertation took place in a municipal school area of initial grades, which serves 75 full-time students with multigrade classes that are located on the settlement of the Movimento Sem Terra (MST). The main project of its activities is the Saberes do Campo Science Club which has been active for over three years and was investigated in this Project through a field study research with a qualitative and exploratory approach. The research data shows us which contents were most relevant for students participating in this Science Club from 2016 to 2019. The research also carried out a bibliographic analysis of rural education insertion in Nova Santa Rita from 2013 and its historical context. The research participants were twelve kindergarten and first-grade students who answered a questionnaire with open and closed questions on a Likert scale, nineteen students from second to fifth grade who answered a questionnaire with ten questions, five open and five closed questions, six educators, and twelve family members who participated in a semi-structured interview. For data analysis, we applied Textual Discourse Analysis (TDA) following the standards required by the method according to Moraes and Galiazzi (2016). The results revealed the importance of the activities of the Science Club for the students of the school understudy where they use the knowledge of the Club in their homes with their families seeking the preservation of health and the environment, as well as, taking information and questions relating school content to the environment in which they live. The research data also showed that the Saberes do Campo Science Club dialogues with Field Education, Science Education, and Meaningful Learning, breaking free from the textbooks' immobility and seeking knowledge beyond the school walls contemplating insights that makes sense for life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectField educationen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectScience cluben
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectScience educationen
dc.subjectMeaningful learningen
dc.titleClube de Ciências Saberes do Campo: contribuições para aprendizagem da educação em ciências da natureza na EMEF Rui Barbosa, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001133762pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples