Mostrar registro simples

dc.contributor.authorForquin, Jean-Claudept_BR
dc.contributor.authorSilva, Tomaz Tadeu dapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-19T04:39:53Zpt_BR
dc.date.issued1996pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232018pt_BR
dc.description.abstractA reflexão sociológica sobre a escola tem sido renovada, em vários países, nos últimos anos, pela atenção concedida à questão do currículo. São sinteticamente descritas, no presente artigo, várias das abordagens dessa nova corrente de pesquisa. Faz-se, primeiramente, referência à contribuição original e verdadeiramente "fundadora", nos anos sessenta, dos trabalhos dos sociólogos britânicos, notadamente aqueles pertencentes à corrente da "nova sociologia". Discute-se, depois, os trabalhos (franceses ou estrangeiros) que enfatizam, principalmente, aqueles elementos que são designados, às vezes, pelos termos "currículo real" e "currículo oculto". Finalmente, sublinhase a possibilidade de um produtivo diálogo sobre a cultura escolar, entre historiadores, pedagogos e sociólogos do currículo.pt_BR
dc.description.abstractIn recent years, the sociological thought about the school has been renewed, in many countries, by the emphasis given to the issue of curriculum. I describe briefly, in the present artic\e, some of the approaches of this new area of research. I mention, firstly, the original and truly "foundational" contribution, in the sixties, of the writings of the British sociologists, notably those belonging to the "new sociology" perspective. I discuss, then, the writings (the French as well the foreign ones) which emphasize those elements which are called, sometimes, "real currículum" and "hidden currículum". Finally, I stress the possibility of a productive dialogue between historians, educators and sociologists of currículum, on the issue of school culture.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 1 (jan./jun. 1996), p. 187-198pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurriculum sociologyen
dc.subjectSociologia do curriculopt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectCurriculum and school cultureen
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectSociology of educationen
dc.titleAs abordagens sociológicas do currículo : orientações teóricas e perspectivas de pesquisapt_BR
dc.title.alternativeSociological approaches to curriculum : theoretical orientations and research perspectivesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000175932pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples