Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGiroux, Henry Andrépt_BR
dc.contributor.authorLouro, Guacira Lopespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Tomaz Tadeu dapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-19T04:53:18Zpt_BR
dc.date.issued1996pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232043pt_BR
dc.description.abstractUm dos filmes mais controvertidos sobre a sexualidade adolescente a aparecer em 1995 foi Kids. Flutuando na superficie de um cinismo sem saída, o filme de Clark deixa de investigar onde está localizada a identidade para os/as jovens urbanos/as que ele representa. O realismo de Clark atua muito facilmente para definir as turbulentas experiências dos/as adolescentes que ele representa, não a partir de sensíveis considerações históricas e sociais, mas a partir de evocações estilizadadas de choque e transgressão. A confiança de Clark na verossimilhança de uma narrativa tipo "documentário", ao jogar com os medos e ansiedades da platéia e colocar a sexualidade e o hedonismo como forças impulsionadoras da agência entre jovens urbanos, revela o conservadorismo ideológico que sustenta Kids. Vistos como não possuindo qualquer capacidade critica, os/as jovens são definidos primariamente por uma sexualidade que é vista como fora de controle, exigindo vigilância, restrição legal e outras formas de poder disciplinar.pt_BR
dc.description.abstractOne of the most controversial films to appear about teenage sexuality and youlh in lhe 1995 was Kids, Floating on the surface of a dead-end cynicism, Clark 's film refuses to probe where lhe identity resides for lhe urban youth he represents. Clark's realism works too easily in lhe service of transforming lhe jolting experiences of lhe teenagers he represents from insightful historical and social considerations to those primarily defined through stylized evocations of shock and transgression. Clark's reliance on the verisimilitude of documentary-like narrative, playing on lhe audience's fears and anxieties and the positing of sexuality and hedonism as lhe driving forces of agency among urban youth reveals the ideological conservatism that undergrids Kids. Stripped of any criticai capacities, youth are defined primarily by a sexuality that is viewed as unmanageable and in need of control, surveillance, legal constraint, and other forms of disciplinary power.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 1 (jan./jun. 1996), p. 123-136pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEducation and sexualityen
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMotion pictures and educationen
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.subjectDisciplinary poweren
dc.subjectAdolescence and educationen
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titleO filme Kids e a política de demonização da juventudept_BR
dc.title.alternativeKids and the politics of demonization ofthe youth en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000175919pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples