Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGayeski, Rose Grochotpt_BR
dc.contributor.authorDalla Vecchia, Rodrigopt_BR
dc.contributor.authorMaltempi, Marcus Viniciuspt_BR
dc.date.accessioned2021-11-25T04:37:07Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2526-2882pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232178pt_BR
dc.description.abstractA sociedade está em crescente contato com as tecnologias digitais e a todo momento ações de indivíduos dão origem a vasta quantidade de dados. A reunião e cruzamento desses dados para gerar novas soluções e interpretações de problemas é chamada de Big Data. Consideramos que associado aos processos inerentes ao Big Data está um dos cernes de nossa pesquisa, a Literacia Digital, que está associada à interpretação e reflexão do uso de recursos e de informações provenientes das Tecnologias Digitais. Nosso objetivo principal é apresentar e analisar as potencialidades da Modelagem Matemática e do Big Data no desenvolvimento da Literacia Digital, norteados pela seguinte pergunta: Quais as potencialidades da Modelagem Matemática e do Big Data no desenvolvimento de habilidades relacionadas a Literacia Digital? O trabalho foi conduzido numa perspectiva metodológica qualitativa e envolveu tarefas usando recursos do Google Trends e Google Correlate. Os participantes da pesquisa foram estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul. A análise dos dados destacou indícios da presença das habilidades Multitarefa, Navegação Transmídia e Simulação, as quais podem ter levado os estudantes ao desenvolvimento da Literacia Digital.pt_BR
dc.description.abstractThe Society is in growing contact with digital technologies and at all times the actions of individuals give rise to a vast amount of data. The gathering and crossing of this data to generate new solutions and interpretations of problems is called Big Data. We believe that associated with the processes inherent to Big Data is one of the cores of our research, Digital Literacy, which is associated with the interpretation and reflection of the use of resources and information from Digital Technologies. Our main objective is to present and analyze the potential of Mathematical Modeling and Big Data in the development of Digital Literacy, guided by the following question: What are the potentials of Mathematical Modeling and Big Data in the development of skills related to Digital Literacy? The paper was conducted in a qualitative methodological perspective and involved tasks using resources from Google Trends and Google Correlate. The research participants were first-year high school students in a school located in the interior of Rio Grande do Sul state. Data analysis highlighted evidence of the presence of multitasking abilities, Transmedia Navigation and Simulation, which may have led the students to the development of Digital Literacy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCom a palavra, o Professor. Bahia. Vol. 5, n. 11 (2020), p. 237 - 257pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematical modelingen
dc.subjectMathematical educationen
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectBig datapt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.titleModelagem Matemática e Big Data no desenvolvimento da literacia digitalpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001132292pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples