Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRocha, Luciana Sandrinipt_BR
dc.contributor.authorSilva, Adriane Borda Almeida dapt_BR
dc.contributor.authorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorDalla Vecchia, Luisa Rodrigues Félixpt_BR
dc.date.accessioned2021-11-25T04:38:15Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232195pt_BR
dc.description.abstractO desenvolvimento do raciocínio espacial constitui um desafio aos estudantes ingressantes dos cursos de arquitetura e urbanismo. Este artigo relata um estudo que se aproveita do contexto de ensino remoto (ER) para refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem deste tipo de raciocínio. A ação docente se apoia no conceito de tomada de consciência de Piaget e na Taxonomia Revisada de Bloom para estruturar atividades que buscam promover o desenvolvimento de pensamentos de ordem superior em uma disciplina da formação inicial. A proposta docente foi comparada com produções e depoimentos dos estudantes. Os resultados apontam para fraquezas e oportunidades do ER para observar a evolução do desenvolvimento do raciocínio espacial dos discentes, e em particular, para auxiliar a ação docente no aperfeiçoamento das propostas didáticas.pt_BR
dc.description.abstractThe development of spatial and geometric reasoning is a challenge for students entering architecture and urbanism programs. This paper reports on a study that takes advantage of this moment of remote teaching to reflect on the process of teaching and learning of this type of reasoning. The teaching action is supported by Piaget's concept of grasp of consciousness and Bloom's Revised Taxonomy to structure activities that seek to promote the development of higher order thoughts in a discipline of the initial training process. The didactic proposal was compared with the students' productions and testimonies. The results contribute in recognizing weaknesses and opportunities of remote education to observe the development of the students' spatial reasoning, and to assist in the improvement of didactic proposals.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 19, n. 1 (2021), p. 125 - 134pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRaciocínio espacialpt_BR
dc.subjectSpatial and geometric reasoningen
dc.subjectGrasp of consciousnessen
dc.subjectTomada de consciênciapt_BR
dc.subjectBloom's revised taxonomyen
dc.subjectTaxonomia de Bloompt_BR
dc.subjectRemote learningen
dc.titleEntre a proposta docente e a percepção discente : reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacialpt_BR
dc.title.alternativeBetween the teaching proposal and the student's perception : reflections on grasp of consciousness for the development of spatial reasoningen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001132277pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples