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dc.contributor.advisorCostella, Roselane Zordanpt_BR
dc.contributor.authorAcauan, Andrea Tieppopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-02T04:42:35Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232490pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva analisar como os docentes atuantes na Educação Infantil agregam em seu fazer pedagógico temas que são pertinentes ao campo da ciência geográfica. Partimos do estranhamento gerado pela pouca discussão, nos cursos de Pedagogia, de como os saberes da Geografia devem estar presentes na concepção da formação dos professores de Educação Infantil. A pesquisa está voltada para uma abordagem de análise qualitativa de dados, organizados por meio de rodas de conversas com profissionais de Educação Infantil, tendo em vista a troca de conhecimentos, de experiências e de vivências de seus cotidianos e das relações socioespaciais. Na condução das conversas, envolvemos um questionário com perguntas que foram sendo discutidas em quatro encontros, divididos em dois momentos. O trabalho está referenciado nos conceitos de criança e infância para compreendermos as concepções que envolvem o tempo e o espaço. Seguindo as reflexões, abordamos quem é a criança da Educação Infantil e o que ela pode aprender com a Geografia, considerando a construção espaço/meio em seus movimentos. O texto retrata o desenvolvimento das relações espaciais pelos Campos de Experiências da BNCC, mediados pelos objetivos de aprendizagens e eixos estruturantes. Diante deste estudo, foi possível analisar, por meio dos dados e narrativas apresentadas pelas professoras, que muitas atividades experienciadas no cotidiano escolar referem-se às construções das relações espaciais. No entanto, não foi possível verificar a compreensão teórica destas em relação a tal assunto, em uma concepção do fazer pela intuição e não pela intenção. As discussões finais referem- se ao quanto estar agindo de forma consciente pode ou não qualificar o trabalho junto às crianças.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze how teachers in Early Childhood Education add to their pedagogical work themes that are relevant to the field of geographic science. We start from the strangeness generated by the little discussion, in the Pedagogy courses, on how the knowledge of Geography should be present in the conception of the formation of Early Childhood Education teachers. The research is focused on a qualitative data analysis approach, organized through conversation circles with professionals in early childhood education, the exchange of knowledge, experiences of their daily lives and socio-spatial relationships. In conducting the conversations, we involved a questionnaire with questions that were discussed in four meetings, divided into two moments. The work is referenced in the concepts of child and childhood to understand the framings that involve time and space. Following the reflections, we approach who the child in Kindergarten is and what they can learn from Geography, considering the construction of space / environment in their movements. The text portrays the development of spatial relationships through the Field of Experiences of BNCC, mediated by learning objectives and structuring axes. With this study, it was possible to analyze, through the data and teacher’s narratives, that many activities experienced in daily school life apply to the construction of spatial relationships, however, it was not possible to verify the theoretical understanding of the information in relation to this subject, in a conception to do by intuition and not by intention. The final discussion refers to how acting consciously may or may not qualify work with children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChilden
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectChildhood geographyen
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectTeacheren
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.titleOs saberes da Geografia no contexto da educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001134271pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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