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dc.contributor.authorOliveira, Júlio César dept_BR
dc.date.accessioned2021-12-07T04:31:08Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1413-4128pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232621pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo principal fazer uma análise do crescimento real do mercado de franquias no Brasil entre 2005 e 2019, bem como apontar quais os segmentos desse setor que mais cresceram em 2019. Para atingir o objetivo proposto, avalia-se a taxa de variação do faturamento total anual do setor nesse intervalo de tempo, e a taxa de variação do faturamento anual dos segmentos desse setor no ano de 2019 em relação a 2018. O estudo concluiu que o mercado de franquias apresentou crescimento positivo em todos os anos, evidenciando, no entanto, dois períodos temporais distintos: entre 2005 e 2012 as taxas de crescimento foram mais altas, entre um e dois dígitos, e oscilatórias; enquanto entre 2013 e 2019 as taxas de crescimento foram muito menores e algumas inferiores a um dígito. Por fim, observou-se que os segmentos que mais cresceram, em 2019, em ordem de grandeza, foram Comunicação, Informática e Eletrônicos; Casa e Construção e Serviços e Outros Negócios. No entanto, esses segmentos não corresponderam às primeiras colocações em termos de participação no faturamento total do setor.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this paper is to analyze the real growth of the franchise market in Brazil between in 2005 and 2019, as well as to identify which segments of this sector are the fastest growing in the last year. To achieve the proposal is evaluated annual growth rate of the total sector revenues in this period. It is also estimated annual revenues by segments of this sector in 2019 and 2018. The study concluded that the franchise market maintained positive growth over the period analyzed. However, here are two distinct time periods: from 2005 to 2012, growth rates were higher, between one and two digits, and stop and go; from 2013 to 2019 growth rates were, sometimes, below one digits and decreasing. Finally, it was observed that the segments that grew the most in 2019 were, in order of magnitude, respectively, Communication, Computers and Electronics; Home and Construction; and Services and Other Business, although, these segments do not correspond to the first placements in terms of participation in the total revenues of the sector.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos do CEPE. Santa Cruz do Sul. n. 51 (jan./jun. 2020), p. 44-58pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFranquiapt_BR
dc.subjectFranchisingen
dc.subjectMarketen
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleAnálise da evolução da taxa de crescimento do setor de franquias no Brasil e de seus segmentospt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the evolution of the growth rate of the franchise sector in Brazil and its segments sector en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001133735pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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