Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGomes, Erissandrapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Tiago Pereira dept_BR
dc.date.accessioned2021-12-08T04:29:29Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232674pt_BR
dc.description.abstractA fragilidade da formação ética nos projetos político-pedagógicos dos cursos da saúde desperta a atenção de pesquisadores que demonstram preocupação com o ensino, apontando a sua importância, qualificando a sua existência e justificando a necessidade de construir espaços capazes de produzir pensamento crítico e reflexivo. Esses também foram os principais motivos que justificaram a necessidade de compreender como acontece o processo de ensino em Ética, Bioética e Deontologia nas formações em Fonoaudiologia no Rio Grande do Sul, o que caracteriza o objetivo desta pesquisa. Por meio de um estudo do tipo descritivo exploratório, transversal de abordagem quali-quantitativa, foram produzidos sete artigos: quatro análises documentais, duas revisões integrativas e, por último, uma análise do discurso do sujeito coletivo, com participação direta de 13 docentes regentes de disciplinas de Ética e Bioética. Indiretamente houve a participação de 148 discentes que compareceram ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2019 e dos Conselhos Federais da área da Saúde, responsáveis pelos pressupostos deontológicos analisados no decorrer do percurso. A pesquisa produziu conclusões que foram discutidas a respeito da formação ética dos Fonoaudiólogos do Rio Grande do Sul: inter-relação deontológica e dificuldades no acesso a essas informações; ausência e/ou pouca carga horária para disciplinas relacionadas à temática, com impacto na opinião discente quanto à formação ética; escassa produção científica e imersão na área dos docentes; professores regentes não Fonoaudiólogos; interdisciplina e transversalidade como parâmetros teórico-metodológicos necessários; necessidade de rompimento com o modelo tradicional de ensino aplicado; uso de metodologias ativas; identificação de semelhanças e diferenças entre os modelos de ensino dos cursos da área da Saúde; análises lexicais de todos os Códigos de Ética Profissional da área da Saúde, indicando fragilidades no aporte deontológico; perfil discente dos cursos de Fonoaudiologia do Rio Grande do Sul; e, ainda, a visão referentemente à formação ética e cidadã.pt_BR
dc.description.abstractThe fragility of ethical education in political-pedagogical projects of health-related courses has attracted the attention of researchers who have demonstrated concern regarding teaching, by highlighting its importance, qualifying its existence, and justifying the need for spaces where critical and reflective thinking can be developed. These are some of the main reasons that justify the need to understand how the teaching process happens in Ethics, Bioethics and Deontology education in courses of Speech, Language and Hearing Sciences in Rio Grande do Sul, which is the objective of this research. Based on a descriptive, exploratory, cross-sectional study, with a qualitative and quantitative approach, seven articles were produced: four documental analyses, two integrative reviews and, finally, an analysis of the discourse of the collective subject, with the direct participation of 13 professors who teach Ethics and Bioethics. Indirectly, 148 students who attended the 2019 National Assessment of Student Achievement and the Federal Councils in the area of Health, responsible for the ethical assumptions addressed during the course, participated in the study. The following research findings were analyzed regarding the education of Speech-Language Pathologists in Ethics in Rio Grande do Sul: deontological interrelation and difficulties to have access to this kind of information; absence and/or little workload for subjects related to the topic, with impact on students’ opinion regarding ethical education; little scientific production and immersion in professors’ area; professors who are not speech-language pathologists; interdisciplinarity and transversality as necessary theoretical-methodological parameters; need to break with the traditional applied teaching model; use of active methodologies; identification of both similarities and differences of teaching models in Health-related courses; lexical analysis of all Health-related Codes of Ethics and Professional Conduct, which indicated fragility of the deontological approach; profile of Speech-Language Pathology students in Rio Grande do Sul; and, finally, an insight regarding ethical and civic education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFonoaudiologia : Educaçãopt_BR
dc.subjectEthicen
dc.subjectBioethicsen
dc.subjectBioética : Ensinopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectDeontologyen
dc.subjectTeoria éticapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectSpeechen
dc.subjectLanguage and hearing sciencesen
dc.titleÉtica, bioética e deontologia no ensino da fonoaudiologia no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001134381pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples