Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNicchelle, Keila Marinapt_BR
dc.contributor.authorLinden, Júlio Carlos de Souza van derpt_BR
dc.date.accessioned2021-12-14T04:27:07Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232907pt_BR
dc.description.abstractEste capítulo apresenta um framework para implementação de estratégias de inovação pelo Design no processo de desenvolvimento de produtos de moda em empresas de confecção de vestuário, valendo-se da abordagem teórico-metodológica de Design Estratégico. Para a elaboração deste framework, foi desenvolvida uma pesquisa em três fases sistêmicas: (1) Epistemologia do Projeto, (2) Praxiologia do Projeto, e (3) Pedagogia do Projeto. A primeira fase compreendeu a realização de uma Pesquisa Bibliográfica sobre o tema com o objetivo de refletir sobre a natureza complexa da atividade de Design sob a perspectiva da cultura de projeto. A segunda fase compreendeu a realização de uma Pesquisa de Campo e de um Estudo de Caso com o objetivo identificar as práticas de Design adotadas em empresas de confecção do vestuário vinculadas ao Arranjo Produtivo Local Têxtil e do Vestuário (APL Polovest), localizado na região do Alto Uruguai Gaúcho. A terceira fase compreendeu a realização de uma Pesquisa Ação com o objetivo de implementar estratégias de inovação pelo Design no processo de desenvolvimento de produtos de moda nestas empresas. Os resultados obtidos permitiram a reflexão sobre a teoria e a prática em Design de Moda, possibilitando a configuração do framework, o qual foi validado, numa perspectiva teórico-prática, pela realização de um Grupo Focal. Espera-se que a aplicação do framework, denominado Framework para Implementação de Estratégias de Inovação pelo Design (FIEID ), possa indicar oportunidades de inovação projetual, tornando estas empresas mais competitivas por meio de suas ofertas, com vistas ao fortalecimento do setor do vestuário na região do Alto Uruguai Gaúcho.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 523-544pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectDesign estratégicopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectFrameworkpt_BR
dc.titleFramework para implementação de estratégias de inovação pelo design no processo de desenvolvimento de produtos de moda em empresas de confecção do vestuáriopt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001134259pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples