Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBolaños Mora, Adrianapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Tania Luisa Koltermann dapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-14T04:27:54Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232920pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho resulta de uma investigação de doutorado sobre maletas didáticas desde a perspectiva do design e a oportunidade para a “reativação patrimonial” por meio destes artefatos. O estudo sugere como pioneiro das maletas o artista francês Marcel Duchamp, no período entre 1936 e 1949. Hoje em dia as maletas têm se transformado e são usadas como material didático, principalmente no contexto museal; e procuram ser uma ponte entre o museu e a escola, visando completar a mensagem expositiva, que nem sempre é acessível ao público. O conteúdo das maletas consiste em sua característica fundamental, porque contém objetos carregados de história, que constituem fontes de dados que possibilitam transmitir um determinado aspecto de uma cultura, para o estudo e conhecimento da história do ser humano. Quanto à experiência de uso das maletas didáticas, verifica-se que possuem um grande potencial de ativar recordações e lembranças, por conseguinte despertam a consciência acerca do patrimônio local no contexto em que são usadas, e criam uma oportunidade para fortalecer a “reativação patrimonial” ou o senso de pertencimento de cada usuário à sua respectiva comunidade, porque constitui potencialmente um espaço aberto para a reflexão social, assim como para criar e transformar realidades existentes. Razão pela qual a função do design é fundamental no conhecimento, desenvolvimento e gestão de maletas didáticas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 89-104pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.titleA maleta didática : uma oportunidade do design para a "reativação patrimonial"pt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001133882pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples