Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Denise Lopes dapt_BR
dc.contributor.authorPizzato, Gabriela Zubaran de Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-14T04:28:01Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232938pt_BR
dc.description.abstractDesigners podem atuar como gestores de processos, catalizadores de inovações e facilitadores de cocriação. Para proceder de forma colaborativa no design é importante o trabalho interdisciplinar em equipe, com a participação de especialistas e não especialistas, experiências que nem sempre são consideradas positivas pelos seus participantes. Este estudo identificou as emoções elicitadas em uma experiência de cocriação entre designers integrantes do grupo O que marca Porto Alegre? – um projeto colaborativo realizado para definir uma marca para a cidade de Porto Alegre. Para isso foi realizada uma investigação qualitativa a partir de um questionário com nove questões respondidas por designers participantes do projeto. Os resultados apontam que nas fases iniciais do processo colaborativo as emoções positivas são predominantes. Todos os designers comunicaram o interesse/ entusiasmo na fase de geração de ideias, confirmando que havia motivação intrínseca no início do trabalho. Conforme as fases do projeto evoluem, passando por discussões e seleções de alternativas projetuais, emoções negativas se tornam mais presentes. O desapontamento foi a escolha negativa mais citada, confirmando que as divergências projetuais podem evidenciar oposições e interferir na motivação. Referente à gestão do processo, admiração e desapontamento foram apontados. De forma geral, os resultados indicam a predominância de emoções positivas, porém pode-se observar indícios de conflitos emocionais ao longo de todo o processo de cocriação entre designers.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 146-169pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectCocriaçãopt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.titleEmoções elicitadas em experiência de cocriação entre designers : estudo de caso sobre o projeto O que marca Porto Alegre?pt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001133939pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples