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dc.contributor.authorLudovico, Francieli Motterpt_BR
dc.contributor.authorMolon, Jaquelinept_BR
dc.contributor.authorRenz, Cíntia Lisiane da Silvapt_BR
dc.contributor.authorFranco, Sérgio Roberto Kielingpt_BR
dc.contributor.authorBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-15T04:26:10Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1984-1655pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232962pt_BR
dc.description.abstractAprender significa estar em uma constante busca por equilíbrio, estabilidade, ordem, mas são os desequilíbrios, a desordem, que provocam as mudanças, adaptações, regulações, que possibilitam o aprender. A aprendizagem compreendida enquanto processo contínuo de construção é um aspecto central para as duas bases teóricas estudadas pelos autores deste trabalho, a Teoria da Complexidade (TC) e a Epistemologia Genética (EG). Considerando esses aspectos, o presente trabalho se deu na intenção de discutir e aproximar compreensões a respeito do processo de aprendizagem tendo como pressupostos teóricos a TC e a EG. Para tanto, neste artigo apresenta-se, por meio de cenas de aprendizagem, um estudo de caso sobre as trajetórias de construção de conhecimento percorridas por uma estudante ao longo de uma disciplina de pós-graduação. A metáfora “cenas de aprendizagem" foi utilizada para descrever alguns momentos vivenciados pelo sujeito investigado, destacando evidências de seu processo de aprendizagem no contexto analisado. As cenas de aprendizagem foram selecionadas a partir de dados coletados do diário de bordo da estudante. A aproximação entre essas duas teorias não pretendeu estabelecer um paralelismo, mas apresentar um elo de discussão entre as mesmas, destacando alguns aspectos convergentes e complementares. Notou-se que as abordagens sobre um mesmo objeto de estudo distinguem-se especialmente quanto à sua abrangência: enquanto a TC é mais abrangente e analisa os aspectos de um sistema complexo de modo global, a EG volta-se a fenômenos mais circunscritos, procurando explicar aspectos estruturais e funcionais do processo de construção do conhecimento humano, de acordo com o modelo da interação sujeito – objeto. Por fim, destaca-se que essas teorias não são excludentes e que o entendimento de ambas colaborou para a compreensão do processo de aprendizagem do sujeito estudado.pt_BR
dc.description.abstractLearning means being in a constant search for balance, stability, order, but it is the imbalances, the disorder, that provoke the changes, adaptations, regulations, that make learning possible. Understanding learning as a continuous construction process is a central aspect for the two theoretical bases studied by the authors of this work, Complexity Theory (CT) and Genetic Epistemology (GE). Considering these aspects, the present work took place with the intention of discussing and bringing together understandings about the learning process, having as theoretical assumptions CT and GE. According to this goal, this article presents, through learning scenes, a case study on the knowledge-building trajectories followed by a student throughout a graduate course. The metaphor "learning scenes" was used to describe some moments experienced by the investigated subject, highlighting evidences of her learning process in the analyzed context. The learning scenes were selected from data collected from the student's journal. These two theories approximation did not intend to establish a parallelism, but to present a link of discussion between them, highlighting some converging and complementary aspects. It was noted that the approaches on the same object of study are especially distinguished according to their scope: while the TC it is more comprehensive and analyzes aspects of a complex system in a global way, GE turns to more circumscribed phenomena, trying to explain structural and functional elements of the process of human knowledge construction, including in a learning process, according to the subject – object interactive model. Finally, it is emphasized that these theories are not exclusive and that to understand both of them collaborated on the learning process of the studied subject comprehension.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSchème : revista eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marília, SP. Vol. 13, n. 2 (ago./dez. 2021), p. 5-27pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearning processen
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
dc.subjectComplexity theoryen
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectTeoria da complexidadept_BR
dc.subjectGenetic epistemologyen
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectCase studyen
dc.titleTeoria da complexidade e epistemologia genética : aproximações por meio da análise de cenas de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeComplexity theory and genetic epistemology : approximations through learning scenes analysisen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001134829pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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