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dc.contributor.advisorOltramari, Andréa Poletopt_BR
dc.contributor.authorÁvila, Vinicius Porto dept_BR
dc.date.accessioned2021-12-24T04:29:00Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/233387pt_BR
dc.description.abstractEsta tese busca analisar as transformações no trabalho dos professores que desenvolvem suas atividades em instituições de ensino superior privadas. Os objeivos específicos abordam a organização do trabalho e a dinâmica das relações de trabalho dos professores; os impactos da educação mercantilista na vida laboral dos docentes e; as principais fontes de prazer e sofrimento no trabalho e as estratégias defensivas utilizadas pelos professores para suplantar o sofrimento e permanecer trabalhando. O aporte teórico e metodológico foi da Psicodinâmica do Trabalho. O método proposto por Dejours foi adaptado às especificidades da demanda dos professores de uma instituição de ensino superior privado do estado do Rio Grande do Sul, onde foram realizadas 10 sessões de clínica do trabalho. Além disso, dados foram coletados a partir da observação participante. A partir da análise das transcricões das sessões, do conteúdo do diário de campo e dos memoriais descritivos, os achados foram examinados seguindo os preceitos e pressupotos da abordagem psicodinâmica. Perecebeu-se que os professores enfrentam uma grande sobrecarga de trabalho, realizando suas atividades sob ritmo acelerado, acumulando responsabilidades e sem o devido suporte organizacional. Foram investigados os impactos que a educação mercantilista traz para o trabalho dos professores e abordados aspectos laborais específicos, como o trabalho na educação a distância e a atuação como coordenador de curso. Entre os temas abordados nesta tese, também destacam-se as relações de trabalho e o desamparo do trabalhador e o trabalho imaterial. Em relação as situações em que os professores vivenciam prazer, foram destacadas a prática da autonomia e a relação com os/as colegas. No que diz respeito as vivências de sofrimento, emergiram as seguintes: falta de reconhecimento dos gestores; precarização do trabalho (sobrecarga de trabalho); sensação de dívida; mudanças constantes e dilemas pessoais no trabalho. Constatou-se a utilização de três estratégias individuais – o isolamento, a negação e o cinismo; e uma estratégia coletiva – o espaço público de discussão, empregadas pelos professores para suplantar as situções de sofrimento e permanencer trabalhando em situação de “normalidade”. Este estudo levanta a discussão sobre as transformações no trabalho do professor universitário, com o intuito de levar o sofrimento desses profissionais para outras esferas, visando tornar este problema público e, assim, possibilitar a construção de políticas que deem atenção à saúde dos professores do ensino superior.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis seeks to analyze the transformations in the work of the professors who develop their activities in private higher education institutions. The specific objectives address the organization of work and the dynamics of professor´s working relationships; the impacts of mercantilist education on teachers´s working lives and; the main soruces of pleasure and suffering at work and the defensive strategies used by the professors to overcome suffering and remain working. The theoretical and methodological contribution was from the Psychodynamics ok Work, The method proposed by Dejours was adapted to the specific professors’s needs at a private higer education institution in the state of Rio Grande do Sul (Brazil), where 10 work clinic sessions were held. In addition, data were also collected from participant observation. Base on the analysis of the session transcripts, the content of the field diary and the descriptive memorials, the findings were examined following the precepts and assumptions of the psychodynamic approach. It was noticed that teachers face a great workload, carrying out theis activities at a fast pace, accumulationg responsabilities and without due organizational support. The impacts that mercantilist education brings to the work of the professors were investigated and specific work aspects were addressed, such as work in distance learning education and acting as a course coordinator. Among the topics covered in this thesis, work relations and helplessness of workers and immaterial work also stand out. Regarding the situations in which the professors experience pleasure, the practice of autonomy and the relationship with colleagues were highlighted. With regard to the experiences of suffering, the following emerged: lack of recognition by managers; precarious work (work overload); feeling of debt; constant changes and personal dilemmas at work. The use of three individual strategies was found: isolation, denial and cynicism; and onde collective strategy – the public space for discussion, used by professors to overcome situations of suffering and to remain working in a “normal situaation”. This study raises the discussion about the transformations in the work of the university professor, in order to take the suffering of these professionals to others spheres, aiming to make this problem public and, thus, to enable the construction of policies that give attention to the health of the professors who work in higher education institutions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectTeaching worken
dc.subjectPrivate higher educationen
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectSofrimento no trabalhopt_BR
dc.subjectPsychodynamics of worken
dc.subjectClinical worken
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectPleasure and suffering at worken
dc.subjectPsicodinâmica do trabalhopt_BR
dc.subjectAdministrationen
dc.title“No ritmo que a gente está hoje, não é mais desafiante, nem motivador, assim é uma tortura” : trabalhar, ensinar e resistir : um estudo psicodinâmico com o coletivo de professores de uma instituição de ensino superior privadapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001135289pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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