Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBoll, Cíntia Inêspt_BR
dc.contributor.authorBarcelos, Fernanda Gerhardt dept_BR
dc.date.accessioned2022-01-04T04:34:34Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/233562pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como principal objetivo investigar como as mídias móveis movimentam professores graduandos e pós-graduandos das ciências da natureza, capturando e fixando provisoriamente processos de construção de conhecimento em redes de convergências entre mundos analógicos e digitais. Propicia-se uma reflexão a respeito da importância de investirmos no processo de formação de professores de Ciências e evidenciam-se as contribuições que as mídias móveis apresentam através da conexão com múltiplas plataformas em diferentes espaços e tempos, permitindo acesso a uma variedade de linguagens que se interconectam em um contexto de Cultura Digital. A abordagem metodológica é de caráter múltiplo, aliando métodos quantitativos e qualitativos, e cada recorte do estudo contou com uma abordagem metodológica específica. A dissertação é composta por dois artigos independentes, mas interdependentes. Inicialmente, no primeiro artigo expõe-se uma breve trajetória da educação a distância no ensino superior e na pós-graduação no Brasil. Na sequência, apresenta-se o relato de experiência em uma disciplina de pós-graduação intitulada “Seminário Avançado Cultura Digital e Mídias na Educação: por uma epistemologia ético-estética”, ofertada para a educação presencial e para a educação a distância. A disciplina permitiu evidenciar as possíveis reverberações no processo de formação do pesquisador na Pós-graduação. No segundo artigo, são apresentados dados de uma investigação realizada com licenciandos sobre o uso das mídias móveis durante sua formação, corroborando para a formação docente com novas possibilidades de espaços, tempos e oportunidades viabilizadas pelas mídias em ambientes presenciais ou não. Por fim, este estudo constitui-se como uma contribuição para discussões acerca das mídias móveis na construção de outros modos de transmitir, estocar e produzir informação, repercutindo em novos caminhos na produção e oferta de conhecimento em um contexto de cultura digital e ensino remoto.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this research is to investigate how mobile media move graduate and undergraduates students of natural sciences, capturing and provisionally fixing knowledge construction processes in networks of convergences between analog and digital worldsIt Provides a reflection on the importance of investing in the process of training science professors, highlighting the contributions that mobile media make possible through the connection with multiple platforms in different spaces and times, allowing access to a variety of languages that interconnect in a Digital Culture context. The methodological approach is multiple in nature, combining quantitative and qualitative methods, and each section of the study had a specific methodological approach. The dissertation is composed of two independent articles, but interdependent on each other. Initially, the first article presents a brief trajectory of distance education in higher education and postgraduate studies in Brazil. In sequence an experience report is presented in a postgraduate course entitled: Advanced Seminar Digital Culture and Media in Education: for an ethical-aesthetic epistemology, offered both for face-to-face education and for distance education.That allowed to evidence the possible reverberations in the process of formation of the researcher in the Post-graduation.The second article presents data from an investigation carried out with graduate students regarding the use of mobile media during their education, corroborating with new possibilities of spaces, times and opportunities made possible by the media in face-to-face environments or not Finally, this study is a contribution to discussions about mobile media in the construction of other ways of transmitting, storing and producing information, reflecting in new ways in the production and supply of knowledge in a context of digital culture and remote learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectMobile mediaen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDigital cultureen
dc.subjectScience teachingen
dc.titleFormação de professores em tempos de cultura digital e mídias móveis : em busca da potencialidade dos olhares educadores no contexto da educação superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001135428pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples