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dc.contributor.authorMontagna, Talitapt_BR
dc.contributor.authorVieira, Rafaelapt_BR
dc.contributor.authorKaufmann, Vanderpt_BR
dc.contributor.authorPinheiro, Adilsonpt_BR
dc.contributor.authorMichel, Gean Paulopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-12T04:36:48Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2179-9067pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/233985pt_BR
dc.description.abstractThe use of sustainable techniques to the basic infrastructure of a city is a way of win back public spaces. This study evaluates the impacts of public spaces supporting mobility. We give focus to areas constructed with porous pavement and integrated with infiltration trenches and hydrological processes. The hydrological simulation was performed with a SWAT model. The hydrographic basin has 54.05 km² and the area of excess flows' control is 0.66 km². The peak flow damping was 1.84%, and the surface runoff represented 2.82% of the water depth over the simulated period. We observed a maximum reduction of 7.9% in the height of the water layer for isolated events. We found positive results in the dampening of the peak flow in the basin exhaust and water flow reduction at the superficial runoff.en
dc.description.abstractO uso de técnicas sustentáveis na infraestrutura básica de uma cidade é um modo de reconquistar os espaços públicos. O objetivo deste estudo é avaliar os impactos nos processos hidrológicos dos espaços públicos que apoiam a mobilidade se constituídos por pavimento permeável e integrados a trincheiras de infiltração. A simulação hidrológica foi realizada com o modelo Swat. A bacia hidrográfica possui 54,05 km² e a área com controle dos escoamentos excedentes é de 0,66 km². O amortecimento da vazão de pico foi de 1,84% e do escoamento superficial em 2,82% da altura da lâmina-d’água ao longo do período simulado. Para um evento isolado, observou-se uma redução máxima de 7,9% da altura da lâmina de água. Observaram-se resultados positivos no amortecimento da vazão de pico no exutório da bacia e a redução da lâmina de água do escoamento superficial.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofSustentabilidade em Debate. Brasília, DF. Vol. 12, n. 1 (jan./abr. 201), p. 150-169pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUrban water managementen
dc.subjectDrenagem urbanapt_BR
dc.subjectPavimentos permeáveispt_BR
dc.subjectFlow control at the sourceen
dc.subjectImpacto ambiental : Avaliaçãopt_BR
dc.subjectExtreme hydrological eventsen
dc.subjectHydrological modellingen
dc.subjectEscoamento superficialpt_BR
dc.subjectModelos hidrológicospt_BR
dc.subjectVelha, Ribeirão da (SC)pt_BR
dc.titleSimulation of the use of porous pavement and infiltration trench in public spaces supporting mobilitypt_BR
dc.title.alternativeSimulação do uso de pavimento permeável e trincheira de infiltração em espaços públicos de mobilidade pt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001126689pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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