Show simple item record

dc.contributor.advisorSantos, José Antônio dospt_BR
dc.contributor.authorMunhóz, Victória Tolledopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-19T04:37:05Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234218pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe a reflexão acerca da experiência do Pré-Vestibular Esperança Popular da Restinga no enfrentamento ao racismo. Para isso, discorro sobre as atividades realizadas pelo Pré-Vestibular na construção de novas possibilidades de atuação docente, tendo como principal questão, entender como são desenvolvidas as práticas pedagógicas afirmativas por professoras e professores no combate ao racismo? A metodologia de trabalho utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a análise documental a partir das atas das assembleias gerais e do jornal publicado pelo Esperança Popular da Restinga. Do ponto de vista teórico houve diálogo com os estudos sobre o Movimento Negro, branquitude, racismo estrutural e educação popular. Como resultado é possível apontar que o campo da educação popular é um dos principais espaços de desenvolvimento de pedagogias de reconhecimento à diversidade étnico-racial. A atuação de professoras e professores é imprescindível para o enfrentamento ao racismo na sociedade brasileira. As políticas de acesso ao ensino superior vêm transformando o perfil dos novos professores e recai a estes sujeitos pautarem a inclusão efetiva da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) nos espaços onde atuam.pt_BR
dc.description.abstractThis paper proposes a reflection on the experience of the Pre-Entrance Exam at Esperança Popular da Restinga in confronting racism. For this, I discuss the activities carried out by the Pre-University College in the construction of new possibilities for teaching activities, having as the main question, to understand how are the affirmative pedagogical practices developed by teachers in the fight against racism? The work methodology used was bibliographical research and documental analysis based on the minutes of the general meetings and the newspaper published by Esperança Popular da Restinga. From a theoretical point of view, there was a dialogue with studies on the Black Movement, whiteness, structural racism and popular education. As a result, it is possible to point out that the field of popular education is one of the main spaces for the development of pedagogies that recognize ethnic-racial diversity. The role of teachers and teachers is essential to confront racism in Brazilian society. The access policies to higher education have been transforming the profile of new teachers and it is up to these subjects to guide the effective inclusion of Ethnic-Racial Relations Education (ERER) in the spaces where they work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnti-racist educationen
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectERERen
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectEsperança Popular da Restingaen
dc.titlePráticas afirmativas na educação popular : uma reflexão a partir das experiências do pré-vestibular Esperança Popular Restingapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001135999pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record