Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCaregnato, Célia Elizabetept_BR
dc.contributor.authorCosta, Luíza Mattos Jobim dapt_BR
dc.date.accessioned2022-01-26T04:38:36Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234396pt_BR
dc.description.abstractA pandemia de COVID-19 teve diversos impactos grandiosos em muitos setores da sociedade, incluindo a educação, que precisou adotar o ensino remoto emergencial. Neste contexto, faz-se necessário que se investigue os impactos que este uso exclusivo da tecnologia como instrumento de aula, implementado subitamente, causou no processo de ensino-aprendizagem de alunos de escolas públicas que conseguiram, de alguma maneira, participar destas aulas. Observa-se, também, a necessidade de focar nas aulas de Sociologia, entendendo que cada disciplina tem suas particularidades. Para isto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com o professor de Sociologia de uma escola pública de Porto Alegre, e seu conteúdo foi analisado para que se possa interpretá-lo e compreendê-lo, utilizando-se do conceito de dialogicidade de Paulo Freire como base para esta análise. A hipótese de trabalho que orientará a pesquisa estabelece que a troca e o diálogo entre professor e alunos foram afetadas negativamente, causando impacto no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e, possivelmente, reforçando uma educação conteudista e bancária. Com isso, pergunta-se: que percalços os professores enfrentaram para cumprir o papel da Sociologia no Ensino Médio em meio ao ensino remoto? Os resultados mostram que houve, de fato, diversas mudanças no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Sociologia. Em meio as várias mudanças, ficou evidente a restrição à dialogicidade, causando um efeito negativo para a relação professores e estudantes e para o ensino-aprendizagem, tendo sido grande obstáculo para se atingir os objetivos das aulas desta disciplina.pt_BR
dc.description.abstractThe COVID-19 pandemic had many great impacts in different sectors of society, including education, which needed to adopt an emergency remote teaching. In this context, it is necessary to investigate the impacts that this exclusive and sudden usage of technology as a didactical instrument caused in the teaching-learning process of public schools’ students who managed to participate in these classes, in whatever way they could. It is also considered necessary to focus on sociology classes, since each school subject has its own particularities. In order to reach that purpose, a semi structured interview was conducted with the sociology teacher of a public school in Porto Alegre, and its content was analysed so that it could be interpreted and understood, using Paulo Freire’s concept of dialogicity as the basis of this analysis. The hypothesis that guides this research establishes that both the exchange and the dialogue between teacher and students have been negatively affected, causing an impact in the students’ teaching learning process and, possibly, reinforcing a content-based and banking education. Therefore, the following is asked: what kind of setbacks did the teachers face in order to fulfill the role of sociology in high school amid the remote teaching period? The results show that many changes in the students’ teaching-learning process in sociology classes have, indeed, occurred. They are mainly centered around the lack of dialogicity, which ended up causing a negative effect in this process, having been a big obstacle to reach the sociology classes’ purposes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRemote teachingen
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectSociology in high schoolen
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectDialogicityen
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectTeacher-student relationshipen
dc.subjectTeaching-learningen
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleSociologia e dialogicidade : análise do processo de ensino-aprendizagem no ensino médio de escola pública durante o ensino remoto emergencialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBaldasso, Júlio Césarpt_BR
dc.identifier.nrb001135800pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem