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dc.contributor.authorOsowski, Cecília Irenept_BR
dc.date.accessioned2022-01-26T04:41:08Zpt_BR
dc.date.issued1979pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/234434pt_BR
dc.description.abstractPesquisa com o objetivo básico de verificar se há diferença no índice das atitudes criadoras de curiosidade e tolerância à ambigüidade, quando o professor desenvolve a estratégia para buscar informações e se essas atitudes criadoras relacionam-se com o índice de criatividade alcançado pelos sujeitos. Para amostragem, foram sorteadas aleatoriamente 4 turmas que constituíram o grupo experimental e outras 4, o grupo de controle. Devido às perdas ao longo da coleta de dados, o grupo total de sujeitos foi de 225 alunos, cursando a 4a série do 1° grau, em 1975, numa escola particular de Porto Alegre. O experimento teve a duração de 8 semanas, consistindo basicamente em: aplicação do pré-teste nos alunos, treinamento e desenvolvimento da estratégia para buscar informações em sala de aula pelos professores do grupo experimental, e aplicação do pós-teste. Estatísticas paramétricas foram utilizadas, devido à natureza dos dados, os quais foram coletados através de quatro instrumentos. Os resultados indicaram que entre o grupo de controle e o grupo experimental não houve diferença significativa produzida pela estratégia para buscar informações. Foi constatado que sujeitos com maior índice de criatividade apresentaram maior índice de atitudes criadoras. Foram analisadas outras variáveis como sexo, idade, nível sócio-econômico e conceito final. Os resultados encontrados também permitiram a validação do teste de criatividade elaborado por Ott (1975).pt_BR
dc.description.abstractThe basic objective of this research was to verify if there was any difference between the rate of the creative attitudes of curiosity and tolerance to ambiguity, when the teacher developed the strategy to get information and if these creative attitudes had any relation to the rate of creativity reached by the subjects. The total number of subjects was 225 attending 4th elementary grade and were divided in eight groups. Four groups formed the experimental group and the other four formed the control group, The study was done in a private school in 1975, The experiment lasted 8 weeks, consisting basically of: the application of the pre-test to the students; training and development of the strategy to get information in class by the teacher of the experimental group and the application of the post-test. Parametric statistic were used due the nature of the data, which were collected through four instruments. The results indicated that between the control and the experimental groups there wasn't any significant difference produced by the strategy to reach information. It was noted that the subjects with higher rate of creativity presented a higher rate of creative attitudes. Other variations, such as sex, age, socio-economic level and fina grade were analyzes. The results reached also allowed the validation of the creativity test elaborated by Ott (1975).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 4, n. 2 (jul./set. 1979), p. 173-204pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.titleEstratégia para buscar informações e atitudes criadoraspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000065978pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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